Página inicial > Santo Ângelo > Projeto de Ensino: Interpretação de Exames Laboratoriais Séricos ”Certificação de Discentes’’
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Terça, 16 de Abril de 2024, 10h29 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

No último dia 05/04/2024 ocorreu à solenidade de entrega dos Certificados aos discentes que concluíram o Projeto de Ensino: “Interpretação de Exames Laboratoriais Séricos”. O evento ocorreu nas dependências do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Ângelo. Participaram do Projeto alunos em formação do Curso Técnico em Enfermagem e quinze (15) educandos receberam a certificação.

O Projeto de Ensino foi coordenado pela docente Neiva Claudete Brondani e participaram como docentes colaboradores: Lucimara Sonaglio Rocha, Margot Agathe Seiffert, Edênnis Alexandre Barbosa Morais e Sandra Maria de Mello Cardoso, bem como, o Técnico em Laboratório Matheus Jantsch.

Durante a cerimônia de entrega o Sr Adilson Stamberg – Diretor Geral do IFFar – Campus Santo Ângelo fez um pronunciamento enaltecendo os cursos da saúde em nosso Campus e sua importância para a comunidade regional. Nessa perspectiva, a verticalização dos Cursos de Enfermagem, com a recente conquista do Bacharelado em Enfermagem neste Campus.

Em sua abordagem, a Coordenadora do Projeto de Ensino Professora Neiva Brondani salienta que os cursos em saúde IFFar - Campus Santo Ângelo buscam traçar caminhos formativos com conhecimento, responsabilidade e ética profissional. A saúde de alguém, o cuidar do outro é o ato sublime e corajoso de imergir na doença e na dor de outra pessoa, no desespero das famílias e se fazer importar com esse universo. Nesta dimensão, é que verificamos a preciosidade dos saberes no cuidado a vida e o cuidado humanizado que pode transformar jornadas de sofrimento.

Neste contexto, aprender sobre EXAMES LABORATORIAL SÉRICOS, aponta para quão importante se torna esse saber. Quando se adentra nos cenários dos serviços de urgência e emergência e verificam-se as grandes demandas por atenção, tratamento e cuidado, percebe-se a necessidade por atendimento efetivo, empático e humano.
Neste momento, poder contar com uma equipe de enfermagem que tem capacidade e conhecimento para alertar sobre resultados de exames alterados, representa, em muitos casos, a ação efetiva que pode antecipar uma conduta terapêutica, que pode minimizar a dor e salvar a vida de uma pessoa.