Página inicial > Santo Ângelo > Aula Inaugural do Curso Superior de Bacharelado em Enfermagem do IFFar - Campus Santo Ângelo
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Segunda, 08 de Abril de 2024, 09h02 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Com muito orgulho, na manhã do dia 04 de abril de 2024, o IFFar - Campus Santo Ângelo promoveu a solenidade para Aula Inaugural do Curso Superior de Bacharelado em Enfermagem.

O evento contou com a participação de representantes das seguintes instituições:

Representante do COREN - Conselho Regional de Enfermagem, Seção de Porto Alegre - Enfermeiro Luis Fernando Noronha dos Reis

Representantes do Hospital Regional das Missões: Isabel Cristina Santos Câmara - Provedora e Suzete Maria Liques - Enfermeira Responsável Técnica

Representantes da então Comissão Local de Implantação do IFFar-SAN: Mareli Forratti Muller, Marli Marquetti e Estevão Moor

Representante da 14ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação, Rosa Maria de Sousa

Representante do Conselho Municipal de Saúde e 12ª CRS - Coordenadoria Regional de Sáude - Clarice Haack

Estavam presentes, além da Equipe Diretiva do Campus, docentes e técnicos administrativos em educação, assim como os estudantes da 1ª Turma do Bacharelado em Enfermagem.

Houve uma solenidade com pronunciamento dos membros da mesa de honra, iniciando pela Coordenadora do Curso, Prof. Sandra Maria de Mello Cardoso abordando a importância do mesmo para o município e região, formando profissionais qualificados com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, baseada no rigor científico e intelectual e pautada em princípios éticos; capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes; competente para atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Na sequência houve a fala de Taciara Fontoura, acadêmica do curso e representante da turma, que manifestou que para os discentes é uma grande conquista e orgulho por serem os pioneiros no Bacharelado em Enfermagem do Campus Santo Ângelo, curso de graduação com avaliação de funcionamento com conceito 4 pelo MEC.

Demais representantes se pronunciaram denotando a importância do curso para a comunidade do município e região e estreitando parcerias no fortalecimento da oferta do curso.

Finalizando a cerimônia, o Diretor Geral do Campus, Prof. Adilson Stamberg fez um discurso emocionante, trazendo toda trajetória histórica de trabalho e esforço para implantação do curso, demandado pela comunidade que permeia a origem da implantação do Campus, quando das discussões em audiências públicas, assim como trabalho atento dos servidores, docentes e técnicos administrativos em educação, que elaboraram o Projeto Pedagógico de Curso objetivando a formação enfermeiros qualificados com ampla visão científica e humanística para atuar em seu âmbito profissional, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, no contexto do Sistema Único de Saúde e do Sistema de Saúde Complementar. Destacou também, que o Campus Santo Ângelo é o único das unidades multicampi do IFFar que oferta cursos da área da saúde, como Técnico em Estética - EJA/EPT, Superior de Estética e Cosmética - o único curso público do país, Técnico em Enfermagem, verticalizando o ensino.

Após a confraternização e visitação aos laboratórios pedagógicos que atenderão ao curso, os estudantes e convidados participaram de uma palestra com o Enfermeiro e Conselheiro do COREN, Luis Fernando Noronha dos Reis que falou sobre a dimensão da categoria de profissionais de enfermagem no país, possibilidade de atuação, bem como o papel do COREN no processo de trabalho da enfermagem.