Página inicial > Santo Ângelo > IFFar-SAN recebeu visitas de escolas públicas da região para conhecerem Projetos de Extensão
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 09h55 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Na tarde de 20 de novembro, a Escola Estadual Ulysses Rodrigues trouxe duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental, com 36 alunos e as professoras Ana Paula e Bianca, para conhecerem o Clube de Astronomia.

Na ocasião, a coordenadora do projeto profª Karlise relatou sua experiência no evento do Eclipse Solar Anelar, ocorrido no dia 14 de outubro, quando participou de palestras e da observação com o divulgador científico e youtuber Sérgio Sacani, o Serjão dos Foguetes, em João Pessoa/PB. Durante o relato, aproveitou para alertar sobre os cuidados necessários para a correta observação do sol em eventos futuros, somente com óculos apropriados, que foram usados pelos estudantes para observar o sol.

Os alunos também aprenderam sobre a história das missões Apollo da NASA, que levou os seres humanos a pisarem na Lua pela primeira vez, em 1969, através do astronauta Neil Armstrong, e sobre o maior foguete de todos os tempos, o Starship da SpaceX, que está sendo desenvolvido para levar os seres humanos para o planeta Marte, em breve.

Também apresentou aos estudantes, a estação BRAMON que está instalada no campus, e registra meteoros, raios e os incríveis sprites, fenômenos que podem ser acompanhados no perfil do projeto no Instagram @astronomiaiffarsan .

Por fim, os alunos puderam observar a lua no telescópio, fizeram piquenique e conheceram o Jardim do Mel, o meliponário do IFFar onde onde temos as abelhas sem ferrão “Jataí”, projeto coordenado pelo Técnico em Agropecuária Ivan J. Preuss, que falou sobre a importância do papel das abelhas para a natureza. O projeto também pode ser acompanhado no perfil @meliponario_iffarsan

E na tarde do dia 21 de novembro foi a vez de 3 turminhas do Jardim de Infância Municipal Bem-Me-Quer conhecer os projetos. Vieram acompanhado da diretora e dos seus professores.