Página inicial > Santo Ângelo > Projetos de Extensão e Pesquisa do Campus Santo Ângelo são apresentados no Distrito Federal
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 12h50 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Entre os dias 16 e 20 de outubro o Campus Santo Ângelo foi representado por 2 projetos coordenados pela docente Karlise Soares, durante a 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica que ocorreu em Brasília/DF, dentro da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Além da coordenadora dos projetos, participaram 2 estudantes bolsistas, Fernando Dorneles e Thiago Santos, ambos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, 2° ano.

Os estudantes apresentaram os projetos Agriffar e Cultura Maker, ambos vinculados ao Laboratório IF Maker, na estande do IFFAR, juntamente com outros projetos dos demais camp, incluindo a banda do Projeto IF Musical do Campus Santo Augusto, totalizando uma comitiva de 23 estudantes. A comitiva também visitou o Congresso Nacional.

Já a coordenadora dos projetos participou do evento InovEPT, que reuniu todos os projetos fomentados com recurso financeiro pelo Edital 88/2022 da SETEC/MEC, a nível nacional, e através dos grupos de discussão, apresentou os resultados obtidos até o momento com a realização de oficinas sobre a Cultura Maker nas escolas da rede de ensino municipal e estadual, de Santo Ângelo, Entre-Ijuís, Giruá e Vitória das Missões.

"É uma grande satisfação divulgar nossos projetos para todo o país e conhecer o trabalho de outros Institutos Federais. O recurso recebido possibilitou promover o aprendizado dos nossos estudantes e estudantes do ensino fundamental da região, quanto às novas tecnologias computacionais, como o Óculos de Realidade Virtual, Robótica e Impressão 3D. Além disso, disponibilizou bolsas para que os integrantes dos projetos pudessem atuar, amenizando possíveis dificuldades financeiras. A participação em eventos como esse contribui para a formação dos estudantes e a criação de uma rede de contatos e oportunidades, que certamente, serão valiosos para o seu currículo e desenvolvimento pessoal. E estamos muito orgulhosos dos resultados obtidos até o momento, em ambos os projetos. Ao capacitarmos turmas dos anos finais, de escolas municipais e estaduais em tecnologias emergentes como a Robótica, o Metaverso e Prototipagem Computadorizada, estamos estimulando novas perspectivas de vida,  divulgando a instituição e a área da computação que possui uma demanda crescente de  profissionais qualificados, e notamos um aumento expressivo nas inscrições do último processo seletivo para ingresso nos cursos integrados do campus", afirmou a docente.

Os dados levados ao palco do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, sede do evento, mostraram que foram certificados 190 estudantes, de maio a outubro de 2023, com previsão de capacitar mais turmas até dezembro deste ano, quando o projeto chega ao fim.

Sobre os projetos

Projeto de Pesquisa: "AGRIFFAR - Aplicativo para gerenciamento de pequenas propriedades rurais", aprovado no Edital 83/2022 da SETEC/MEC "Oficinas 4.0".

Projeto de Extensão: "Cultura Maker como meio de aprendizagens significativas no Ensino Fundamental", aprovado no Edital 88/2022 da SETEC/MEC "Iniciação Tecnológica".

Acompanhe novas informações e outras fotos no perfil do Instagram e Facebook do Laboratório IF Maker

@lab.ifmaker.san