Página inicial > Santo Ângelo > Dia de campo cultura da cana-de-açúcar e produção de melado batido
Notícias Santo Ângelo

Dia de campo cultura da cana-de-açúcar e produção de melado batido

Publicado em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 11h01 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

No dia 14/07/2023 realizou-se através do projeto de pesquisa “Avaliação de genótipos de cana-de-açúcar para as condições edafoclimáticas e agroindustriais de Santo Ângelo – RS”, dia de campo sobre a cultura da cana-de-açúcar e produção de melado batido.

Entre as estações propostas para o evento tivemos a participação da Agroindústria de Melado Pedó & Pedó, do Rincão dos Mendes, de Santo Ângelo, que contou um pouco da sua história de produção e comercialização; a Floricultura Terra Planta Florest / Divinut, apresentando a opção da nogueira para a região; estação de variedade de cana-de-açúcar, onde foi possível identificar algumas características importantes entre os materiais, como ciclo, época de maturação, produtividade, BRIX°, resistência, palhada etc.; e a produção de melado que foi realizada pelos pais do Aluno Bolsista João Rodolfo Patat Felden, Jussara Maria Patat Felden e Cleber Felden, do município de Catuípe.

Destaque: a prática do melado batido ainda é muito presente nas comunidades da
região, e precisa ser preservada, pois além de ser uma fonte de renda, ajuda na subsistência familiar e tem um grande potencial turístico e valor cultural. Um desafio é qualificar a matéria prima e o modo de produção, bem como suprir a demanda local. E o IFFar e a equipe do projeto se inserem como agentes de promoção, provocação e difusão cultural (Téc. Agrícola Ivan Jacson Preuss).