Página inicial > Santo Ângelo > Drone construído por alunos do IFFar – Campus Santo Ângelo foi apresentado na Mostratec
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Terça, 08 de Novembro de 2016, 09h55 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

De 25 a 28 de outubro, o Instituto Federal Farroupilha participou da Mostra Brasileira e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Mostratec 2016, realizado na cidade de Novo Hamburgo/RS

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, com a finalidade de apresentar projetos de pesquisa de diversas áreas do conhecimento, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio e também de cursos superiores.

O trabalho do IFFar Campus Santo Ângelo, apresentado na MOSTRATEC, tem origem no Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento e projeto de sistemas interativos através do uso da plataforma Arduíno”. Trata-se de uma investigação dos alunos dos Cursos Técnico em Informática e Superior em Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Santo Ângelo Daniel da Veiga, Diego Tadeu dos Santos e Giovani Sengbusch, sob a orientação do professor Fábio Weber Albiero.

O objetivo do estudo é capacitar os alunos do Eixo de Informação e Comunicação do Campus a projetarem e desenvolverem sistemas interativos através do uso da plataforma Arduino, uma plataforma open source.

O aluno Daniel da Veiga, expositor na Mostratec, explicou que o Arduíno é “uma plataforma open source de prototipagem rápida do hardware. É uma placa digital que vem com várias especificações de acordo com o projeto. No nosso caso, o objetivo foi fazer um quadcóptero, um drone com quatro motores, que conseguisse ficar no ar e levar uma carga”.

Para alcançar esse objetivo, o projeto contou com várias fases (detalhadas no quadro no final desta notícia). A primeira delas foi aprender como funcionava o Arduíno. Depois de desenvolver o primeiro protótipo, Daniel explicou que um segundo passo foi diminuir a massa do equipamento, ou seja, deixar o drone mais leve. “As primeiras versões eram bem robustas”. Foram várias experimentações até chegar a um protótipo funcional.

O projeto foi aprovado em Setembro de 2015, por meio de um edital de fomento do IFFar, começou a ser desenvolvido em fevereiro deste ano e está próximo de sua conclusão.

Para o futuro, o projeto aponta a necessidade de acoplar um dispositivo para captura de imagens para fotos aéreas e capacitá-lo para voo autônomo. A partir da implementação dessas melhorias, o equipamento construído poderá utilizado pelos alunos de outros cursos, como os do técnico em agropecuária, a fim de monitorar plantações, por exemplo.

A Mostratec contou com a participação de 640 projetos de pesquisa, incluindo 420 da Mostratec, mais 220 da Mostratec Júnior), do Brasil e de vários países, além de eventos integrados.

A comunidade acadêmica do IFFar parabeniza o professor Fábio Weber Albiero, pelo seu espírito inovador, motivando os jovens a constituírem-se cientistas no campo das tecnologias da informação e comunicação. Igualmente, o reconhecimento dos servidores e alunos do IFFar Campus Santo Ângelo, pela dedicação e comprometimento dos estudantes envolvidos nesse projeto de pesquisa, em especial, ao acadêmico Daniel da Veiga, que esteve representando os discentes do Campus Santo Ângelo.