Página inicial > Santo Ângelo > Relato do Projeto de Extensão "Biodiversidade e Alimentação"
Notícias Santo Ângelo

Relato do Projeto de Extensão "Biodiversidade e Alimentação"

Publicado em Quarta, 22 de Junho de 2022, 19h44 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O projeto de extensão “Biodiversidade e Alimentação”, sob a coordenação da professora Dra. Elaine Luiza Biacchi Vione, foi desenvolvido em 2021/2022 com o objetivo de produzir mudas e hortaliças de forma agroecológica. Toda a produção se destinou a entidades e famílias em situação de vulnerabilidade social, para a implantação de hortas familiares, individuais e/ou coletivas. O projeto teve por objetivo, também, a utilização dos espaços institucionais do IFFar para produção de hortaliças no laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção (LEPEP) - Olericultura, com doação das colheitas/produtos a entidades socioassistenciais, para complementar a alimentação das famílias.

Além disso, realizou-se a implantação de área demonstrativa de variedades de mandioca (convencionais e biofortificadas), para avaliar sua produção e adaptação, proporcionando conhecimento sobre as diferentes variedades, alimentação e renda aos agricultores do município de Santo Ângelo e região, aliando ao projeto Ensino, Pesquisa e Extensão.

O projeto contou com auxílio de servidores técnicos do IFFar e dois bolsistas (estudantes do curso Técnico em Agricultura, Renan Prestes Cauduro e Érika Renner). Foram beneficiários do projeto famílias (peri) urbanas em situação de vulnerabilidade social e povos indígenas, através de doações às entidades socioassistenciais e diretamente aos beneficiados. Essa estratégia visou a atender aos objetivos do desenvolvimento sustentável (1) erradicação da pobreza; (2) fome zero; (3) boa saúde e bem-estar; (10) redução das desigualdades; e (12) consumo e produção responsáveis, assim mitigando as dificuldades alimentares encontradas pela população de Santo Ângelo.

O projeto atendeu 11 diferentes entidades que atuam com grupos em situação de vulnerabilidade, tais como a Pastoral da Criança, Aldeia Indígena, Lar de Idosos Suzana Werner, Banco de Alimentos municipal, Lar Isabel Oliveira Rodrigues, Lar Universina Carrara Machado, Lar da Menina, os Projetos de Horta comunitária do IFFAR com Haitianos e HortAlices, e instituições de ensino tais como o Colégio Estadual Técnico Getúlio Vargas e alunos do curso técnico em Agricultura do IFFAR.

Foram beneficiadas diretamente 491 pessoas, e, considerando 3 pessoas por família (onde não havia este dado), o público atingido se expande para 1.141 pessoas.

Relacionamos a seguir o quantitativo de produtos doados para consumo e de mudas de hortaliças:

Para consumo: 499 pés de alface, 14 un. de brócolis de cabeça, 18,5 kg de brócolis ramoso, 67 un. de abobrinha italiana, 11 un. de abobrinha de tronco, 21 kg mais 2.111 folhas de couve, 103 un de beterraba, 34 un de repolho, 189 kg de tomate, 800g de feijão de vagem, 4 maços de rúcula. Ramos, folhas e galhos de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e condimentares como peixinho-da-horta, ora-pro-nobis e alecrim.

Entre as mudas de hortaliças doadas: 490 de alfaces, 89 de tomates, 20 de brócolis, 75 de melões, 15 de melancias, 22 de abobrinhas italianas e 230 de beterrabas.

Também através do projeto foram produzidos cards de orientação sobre a importância das hortaliças, forma de cultivo e usos, estimulando seu cultivo e consumo na alimentação.

Houve um significativo impacto do projeto na comunidade contribuindo para uma melhor alimentação das famílias em situação de vulnerabilidade social e a possibilidade de desenvolver novas discussões e implementação de futuros projetos, estabelecendo relações mais próximas do IFFar Campus Santo Ângelo com a realidade das diferentes comunidades.

Texto: Elaine Luiza Biacchi Vione
Fotos: integrantes do projeto