Página inicial > Santo Ângelo > Emater/RS-Ascar organiza visita técnica a produtores de hortaliças em Santo Ângelo
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Segunda, 17 de Outubro de 2016, 15h10 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Estudantes do Curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha, campus Santo Ângelo, tiveram a oportunidade de conhecer experiências exitosas de produção de hortaliças da localidade de Ilha Grande, que contam com o apoio da assistência técnica e extensão rural, em visita técnica organizada pela Emater/RS-Ascar, no último dia 11.  A visita foi guiada pela Engenheira Agrônoma da Emater/RS-Ascar Márcia Dezen e pela estagiária, acadêmica de Agronomia da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Ana Paula Batista.

Os estudantes foram acompanhados pela professora Sônia Scheleski e pelo professor Engenheiro Agrônomo Luis Henrique Loose. Para o deslocamento dos alunos a prefeitura cedeu o transporte escolar. “Para nós, Emater, é muito importante contribuir para a formação de futuros profissionais da área. Aliás, colocá-los em contato direto com os agricultores é essencial para o crescimento profissional embasado na realidade da agricultura, sistemas de comercialização e disponibilidade de insumos e recursos localmente”, destaca a Engenheira Agrônoma Márcia, ao lembrar também que “em qualquer atividade agrícola o profissional deve conhecer a realidade no qual está inserido o agricultor para ser possível sugerir mudanças ou realizar intervenções e estas visitas técnicas são um primeiro passo para melhorar esse contato entre os alunos e os agricultores”.

O professor Luís Henrique Loose destaca que "com a visita técnica, os alunos tiveram a possibilidade de ver alguns sistemas de produção de hortaliças utilizados em propriedades rurais de Santo Ângelo. Podemos destacar o sistema hidropônico, onde os produtores cultivam várias hortaliças folhosas. Outro sistema observado em duas propriedades foi o cultivo no solo, sendo que uma delas está em fase de transição para a certificação orgânica, o que certamente agregará valor à produção”.

A primeira visita foi à propriedade do agricultor Luis Carlos Jek, produtor de hortaliças em sistema hidropônico, onde os alunos interagiram com o colaborador Jadir Oliveira em relação à técnica de fertirrigação, produção de mudas, manejo de pragas e doenças e embalagem das hortaliças para comercialização.

O roteiro seguiu na propriedade de Aramis, Veraci e Robson Moser, onde o destaque é para o cultivo de repolho com sistema de irrigação. Os agricultores explanaram sobre o plantio, adubação, controle de plantas invasoras e pragas assim como a comercialização dos produtos. “Além disso, os estudantes puderam observar que as atividades agropecuárias podem estar interligadas, pois na propriedade dos Moser as folhas de repolho que sobram na lavoura são utilizadas para alimentar a criação de peixes espécie carpa capim”, comenta a Agrônoma Márcia. Na propriedade também puderam conferir a produção de morango, variedade Camarosa, voltada para o consumo e para a comercialização, devido à grande procura pelo produto.

O grupo também foi recepcionado pela agricultora Líria Fonseca e seu esposo Luiz Christofari, que apresentaram a propriedade onde cultivam diversas hortaliças no sistema convencional a campo, milho verde, melão e algumas frutíferas como o pêssego, do qual produzem compotas.

Outra atividade também já havia sido realizada pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Curso Técnico em Agricultura do IFF. Em setembro, estudantes participaram de palestra sobre Paisagismo, Jardinagem e Plantas Ornamentais, ministrado pela Engenheira Agrônoma Márcia Dezen, e sobre Sistemas Agroflorestais, conduzido pela formanda do curso de Agronomia Ana Paula Batista.

Ao final da palestra, os alunos participaram de uma prática onde receberam um croqui de uma parte da área externa do IFF campus Santo Ângelo e cada um pôde elaborar o projeto de paisagismo do local. Nessa atividade puderam colocar em prática técnicas de paisagismo como desenho em escala, técnicas de disposição de plantas ornamentais, árvores e elementos naturais.

Fonte:

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa