Página inicial > Santo Ângelo > Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet inicia a 2ª edição do Seminário de Inclusão Digital
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Sexta, 23 de Setembro de 2016, 10h56 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet iniciou, no dia 22/setembro, a sua segunda edição do Seminário de Inclusão Digital, atividade realizada durante a oferta do componente curricular Inclusão Digital no segundo semestre do curso.

O seminário contempla atividades prévias de pesquisa em grupo e participação especial de convidados, que possam relatar suas experiências de vida ou acadêmicas relacionadas ao tema escolhido pelo grupo de alunos, e com as Tecnologias da Informação e Comunicação.

Entre os objetivos da atividade, busca-se instigar os alunos a conhecer um determinado grupo social, historicamente excluído dos privilégios da sociedade, e refletir sobre formas de propor recursos tecnológicos a esses grupos.

Os temas e cronogramas de apresentações são:

Grupo 1 - 22/09/2016 - Analfabetos/Idosos/Indígenas/Afrodescendentes
Grupo 2 - 29/09/2016 - Pessoas com Deficiência Auditiva
Grupo 3 - 06/10/2016 - Pessoas com Deficiência Visual
Grupo 4 - 13/10/2016 - Pessoas com Deficiência Motora
Grupo 5 - 20/10/2016 - Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Deficiências Múltiplas

A primeira apresentação contou com a participação da professora de história da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), Bedati Aparecida Finokiet, que trouxe uma importante contribuição em sua fala sobre os indígenas. E do aluno Jeferson Moraes, que também é professor de informática do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), e mostrou um pouco do seu belo trabalho com idosos.

As atividades da primeira edição do Seminário de Inclusão Digital (2015) resultaram em um trabalho aceito para publicação no ciclo de palestras do CINTED (Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação) da UFRGS, em formato de pôster, a ocorrer entre os dias 28 e 30/setembro.