Página inicial > Santo Ângelo > Semana de acolhimento aos servidores e estudantes marca início do ano letivo 2021 no Campus Santo Ângelo
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Sexta, 16 de Abril de 2021, 11h33 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Na semana de 05 a 09 de abril deu-se início o ano letivo de 2021 no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Esse ano de um modo diferente, usando as Tecnologias da Informação e Comunicação, para interação de forma remota com a comunidade acadêmica, em razão da pandemia de Covid-19 que estamos vivendo.

No dia 05 de abril, pela parte da manhã, foi realizado uma live de acolhimento para toda comunidade acadêmica pela equipe da Reitora do IFFar, com transmissão pelo canal da WebTV do IFFar no YouTube, em: webtv.iffarroupilha.edu.br/canal1.

No turno da tarde, via plataforma Google Meet, aconteceu acolhimento de boas-vindas aos servidores do Campus Santo Ângelo, com apresentações artísticas por estudantes representando o grêmio estudantil e, em seguida, reunião geral, onde foram abordados assuntos pertinentes às ações e planejamento de trabalho do ano.

Já no turno da noite, com transmissão pelo canal 2 da WebTV do IFFar no YouTube e no Facebook, aconteceu live de acolhimento para os estudantes ingressantes e veteranos do Campus Santo Ângelo, com participação de servidores. Inicialmente foram realizadas apresentações artísticas por estudantes representando o grêmio estudantil e, posteriormente, a equipe diretiva do Campus trouxe mensagem de acolhimento e boas-vindas, informações sobre o calendário acadêmico, apresentação do guia conhecendo o IFFar - Campus Santo Ângelo e as atividades que integram a programação especial de acolhimento do ano letivo 2021. A gravação está disponível para assistir em: webtv.iffarroupilha.edu.br/canal2.

No dia 06 de abril, via plataforma Google Meet, em horários diferenciados, realizaram-se atividades de conversa com estudantes ingressantes e veteranos dos cursos técnicos integrados, subsequentes e superiores, com coordenações de cursos e professores regentes, abordando assuntos relevantes de interesse de cada curso.

Já no dia 07, manhã e noite, através da WebTV canal 2 do IFFar no YouTube aconteceu a oficina de capacitação sobre o uso e funcionalidades do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (SIGAA), como principal ferramenta de comunicação e atividades de aula entre professores e estudantes. Está disponível para assistir em: webtv.iffarroupilha.edu.br/canal2.

Ainda, de 07 a 09 de abril, foi realizada uma série de Lives promovida pela equipe de saúde da Reitoria do IFFar: "Semana da Saúde - Reflexões sobre o Cuidado em Tempos de Pandemia". Maiores informações sobre as atividades podem ser encontradas clicando aqui.

Na noite de 07 de abril, realizou-se a palestra “O Gerenciamento do Estresse em Tempos de Pandemia” promovida pela equipe de saúde da Reitoria do IFFar. Encontra-se disponível para assistir em: webtv.iffarroupilha.edu.br/canal1.

No dia 08, nos turnos manhã e noite, transmissão pela WebTV canal 2 do IFFar no YouTube, aconteceu a oficina de sobre a plataforma digital de livros “minha biblioteca”, aquisição pelo IFFar para qualificação do ensino remoto com um amplo acervo multidisciplinar de e-books para acesso aos estudantes e servidores por meio de qualquer dispositivo conectado à Internet. Disponível para assistir em: webtv.iffarroupilha.edu.br/canal2.

Na noite de 08 de abril, realizaram-se duas palestras “O Cuidado com a Saúde Mental do Servidor e o Trabalho Remoto em tempos de Pandemia” e “Sentimentos e necessidades: como acolher em meio à pandemia? Uma perspectiva da Comunicação Não-Violenta” promovidas pela equipe de saúde da Reitoria do IFFar. Encontra-se disponível para assistir em: webtv.iffarroupilha.edu.br/canal1.

E no encerramento da semana, dia 09 de abril, realizou-se oficina sobre ativação de email institucional para os estudantes ingressantes, importante para comunicação e desenvolvimento das atividades de ensino. A gravação encontra-se disponível em: webtv.iffarroupilha.edu.br/canal2.

Além disso, na mesma noite (09 de abril), também realizou-se a palestra “O luto em tempos de pandemia: o amor vai nos curar, por maior que seja a dor” promovida pela equipe de saúde da Reitoria do IFFar. Encontra-se disponível para assistir em: webtv.iffarroupilha.edu.br/canal1.

Também teve espaço na programação uma live de tira-dúvidas sobre o IFFar na manhã de 09 de abril, disponível para assistir em: webtv.iffarroupilha.edu.br/canal2.

E, na parte da noite de 09 de abril, a última palestra da Semana da Saúde, promovida pela equipe de saúde do IFFar, “ansiedade: algumas possibilidades de cuidados sob um olhar integral”, disponível para assistir em: webtv.iffarroupilha.edu.br/canal1.

Para encerrar a semana, na mesma noite, às 19h30min, aconteceu uma reunião entre a equipe diretiva/setores do ensino, com os pais/responsáveis de estudantes dos cursos técnicos integrados diurnos, com objetivo de compartilhar informações relevantes sobre o funcionamento do Campus e aproximar a família no acompanhamento e participação na vida do Campus. Disponível para assistir em: webtv.iffarroupilha.edu.br/canal2.

A Equipe Diretiva do Campus agradece a participação de toda comunidade acadêmica e o trabalho dos servidores que contribuíram nas intensas atividades desenvolvidas nesta semana de acolhimento que marca o início do ano letivo 2021. Muito obrigado!

Texto: Direção Geral

Imagens e revisão: Assessoria de Comunicação