Página inicial > Santo Ângelo > Curso Superior de Licenciatura em Computação: Oportunidade Excepcional para ingressar no Ensino Superior no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Ângelo
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Sábado, 10 de Abril de 2021, 00h53 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Ser professor no Brasil: Oportunidade para atuar com formação de pessoas e ser protagonista na transformação social

01 Computacao SAN

A Lei nº 11.892, de dezembro de 2008, instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFFar) e estabelecendo a obrigatoriedade de um mínimo de cinquenta por cento (50%) de vagas voltadas para a formação técnica de nível médio, preferencialmente na modalidade integrada. Também determina que vinte por cento (20%) sejam destinados para cursos de Licenciatura e de formação de professores. Os demais trinta por cento (30%) podem ser oferecidos em cursos de Tecnologia, Bacharelados, Pós- Graduação, além de cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (FIC) (BRASIL, 2008).

Na verdade, os Institutos Federais nasceram alicerçados na possibilidade da oferta de escolarização pública, gratuita e de qualidade aos jovens e adultos pertencentes a comunidades que, por muitos anos, ficaram impossibilitados de escolarização. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 (LDBEN) regulamenta a oferta de formação de professores.

Atualmente, o curso de formação de professores, ofertado no IFFar, Campus Santo Ângelo, é a Licenciatura em Computação, que prepara para exercer a docência na educação básica, na área de Informática para educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico. Além disso, o curso habilita para o apoio e desenvolvimento de atividades de laboratório nas Instituições de ensino dos sistemas municipais, estaduais e privados.

De acordo com o Projeto Pedagógico, o egresso do Curso de Licenciatura em Computação está preparado para atuar como:

- Gestor de tecnologias educacionais visando ao planejamento e gerenciamento de processos educacionais e de tecnologia da informação;

- Consultor de informática visando à tomada de decisão, considerando o contexto educacional e organizacional;

- Desenvolvimento de sistemas computacionais com o objetivo de auxiliar processos educacionais;

- Analista de suporte de ambientes e sistemas computacionais para apoio e solução de problemas em contextos organizacionais;

Essas possibilidades são circunstâncias e atribuições que o Licenciado em Computação poderá assumir, em diferentes contextos profissionais, para além das instituições de ensino.

Na atualidade, as tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão presentes na sociedade em diferentes contextos. Assim, há uma exigência na formação de um profissional preparado para trabalhar nessa direção, diante das novas formas de aprender com a inserção das TICs.

Por que ser professor no Brasil? No Brasil, a Constituição Federal garante o direito à educação a milhões de brasileiros. Portanto, educar é uma ação fundamental que necessita ser desenvolvida com rigor e qualidade. Neste contexto, o IFFar assume a formação de professores como política institucional!

Invista na sua formação! Seja acadêmico do IFFar!

As inscrições para todos os Cursos Superiores do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo, estão abertas, inclusive para o Curso Superior de Licenciatura em Computação!

O período de inscrições vai de 29 de março a 11 de abril de 2021.

02 Computacao SAN
A seleção para o ingresso é pela nota geral do Enem.

Candidatos (as) poderão utilizar a nota de qualquer edição do exame realizado de 2009 a 2020.

Quer saber mais, acesse:  iffar.edu.br/graduacao

Ou ligue: 3931-3900

Vem ser IFFar!! Estamos esperando você!

Dra. Eliane de Lourdes Felden

Professora do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo