Página inicial > Santo Ângelo > IFFar realiza lançamento da Política de Inovação
Notícias Santo Ângelo

IFFar realiza lançamento da Política de Inovação

Publicado em Quinta, 03 de Setembro de 2020, 02h04 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O IFFar promoveu uma live através do Youtube para marcar o início da construção da Política de Inovação nesta quarta-feira (26). Também na tarde desta quarta, foi publicado o edital para a formação das comissões específicas para a construção do documento.

Noticia Live politica de inovacao 587x391 equal

A atividade contou com a participação da reitora do IF Farroupilha, professora Carla Jardim, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, professor Arthur Frantz, e do professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Jorge Audy, que falou de sua experiência no processo de construção da Política de Inovação.

De acordo com a professora Carla Jardim, a Política é um instrumento que vai potencializar a Inovação no IFFar. Ela destacou o fato do processo de construção do documento ser aberto a participação de toda a comunidade acadêmica e parceiros externos. "O documento será a cara da nossa instituição, produto daquilo que a instituição e seus parceiros entendem que deve ser a política de inovação", disse.

O professor Arthur Frantz lembrou que o IFFar já tem regulamentos, normas e diversas ações em andamento relacionadas à inovação. O objetivo da construção da política é ouvir os anseios da comunidade, revisitar documentos já existentes e ordená-los na forma de uma Política de Inovação.

Inovação é missão recente de universidades

O professor Jorge Audy participou do processo de formulação e implementação da Política de Inovação da PUC-RS, em 2018. Ele falou sobre o processo de formulação da política e também sobre a importância da inovação nas universidades.

Segundo Jorge Audy, a inovação pode ser entendida como a "terceira missão" das universidades, somando-se ao ensino e a pesquisa, surgida na segunda metade do século XX em instituições estadunidenses. Ele explicou que, com a inovação, "a universidade agrega à sua missão a atuação direta no processo de desenvolvimento econômico, cultural e social da sociedade".

Sobre a construção da Política de Inovação pelas instituições, ele falou que é importante a inovação ser entendida por toda a comunidade acadêmica para que ela possa ser corretamente desenvolvida.

Política de Inovação do IFFar - Conforme aponta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/2016), a Política de Inovação da instituição consiste em um documento em que se definem os objetivos e prioridades da instituição relacionados a Inovação e Empreendedorismo. Todas as informações sobre a Política de Inovação do IFFar são disponibilizadas no site inovação.iffarroupilha.edu.br.

Comissões Específicas da Política de Inovação - o edital que visa selecionar servidores do IFFar para integrarem as Comissões Específicas da Política de Inovação foi lançado no dia 26 de agosto. As inscrições vão até 1º de setembro. O edital pode ser acessado neste link.

Reprodução: Secom