Página inicial > Santo Ângelo > Estudantes de Cursos Técnicos Integrados do Campus Santo Ângelo participam do Projeto de Ensino Redação Nota Mil
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Quarta, 22 de Julho de 2020, 22h39 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

noticia redacao nota mil 2

Um grupo de 35 estudantes dos terceiros anos dos Cursos Técnicos Integrados em Agricultura, Manutenção e Suporte em Informática e Estética – Proeja, do IFFar Campus Santo Ângelo, está participando ativamente do Projeto de Ensino Redação Nota Mil. Idealizado e desenvolvido pela professora Adriana Toso Kemp, docente da área de Língua Portuguesa e Literatura do Campus, o projeto tem como objetivo oportunizar aos estudantes o aprimoramento da habilidade de escrita de textos dissertativo-argumentativos, com foco na redação do ENEM.

O projeto está sendo desenvolvido com metodologia adaptada para aulas não-presenciais, com elaboração e envio de material escrito, em áudio e vídeo, em grupo de WhatsApp e com atividades através do Google Meet. As aulas são destinadas ao desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas de leitura e escrita, planejadas e realizadas com base nas concepções teóricas da linguística textual e da análise do discurso.

Os estudantes escrevem uma redação a cada quinze dias, a partir de uma proposta apresentada pela professora. Cada redação, encaminhada por e-mail à professora, é minuciosamente corrigida e devolvida com os apontamentos acerca dos aspectos que precisam ser melhorados. Conforme a professora Adriana, “a prática constante e orientada de escrita é o melhor caminho para o desenvolvimento da capacidade de cada estudante fazer uso consciente dos recursos expressivos da língua a fim de produzir os efeitos de sentido desejados. E isso os capacita para obter êxito na redação do ENEM, mas também para se expressar por meio da escrita nos mais variados contextos sociais e, portanto, oportuniza o desenvolvimento da plena cidadania”.

Arte: Samuel Müller Forrati (ASCOM)

Texto: Adriana Toso Kemp