Página inicial > Santo Ângelo > IFFar Campus Santo Ângelo adquire Estação meteorológica com recurso de Emenda Parlamentar
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Quarta, 22 de Julho de 2020, 22h14 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

imagem capa

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santo Ângelo adquiriu no mês de junho de 2020 uma Estação Meteorológica com recurso de emenda parlamentar da Deputada Federal Fernanda Melchionna. Conforme indicação da deputada, o recurso deveria ser destinado para contemplar o tema sustentabilidade. Assim, o Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA) Campus Santo Ângelo definiu as prioridades em reunião e decidiu pela compra da Estação meteorológica.

Essa aquisição será muito importante para fornecer dados meteorológicos, como temperatura e umidade, pressão atmosférica, radiação solar, velocidade e direção do vento, ponto de orvalho e precipitação para aplicação em projetos de ensino, pesquisa e extensão do Campus. Além do viés educacional, o equipamento irá contribuir com a comunidade do município, uma vez que os dados provenientes da estação serão disponibilizados a toda comunidade do município de Santo Ângelo e região.

A estação meteorológica contribuirá de forma significativa para projetos que vêm sendo realizados no Campus Santo Ângelo. São projetos relacionados ao uso racional da água, desenvolvimento de sistemas inteligentes de irrigação nas áreas agrícolas do Campus, caracterização do uso do solo e o impacto na bacia hidrográfica do campus, estudos de qualidade da água, dentre outros. Como resultados esperados, destaca-se o uso e aproveitamento de água de maneira eficiente e sustentável, identificação de problemas relacionados ao uso do solo e seu impacto sobre a qualidade das águas. Esses projetos serão desenvolvidos com a participação de alunos dos Eixos Tecnológicos Informação e Comunicação e de Recursos Naturais.

Fonte: imagem disponibilizada pela empresa JCTM, modelo EMA-1RK.

Arte: Samuel Müller Forrati (ASCOM)

Texto: Bianca Knebel Del Frari e Luis Henrique Loose (DPEP).

Assunto(s):