Página inicial > Santo Ângelo > IFFar disponibiliza e-mails institucionais aos estudantes na plataforma Google
Notícias Santo Ângelo

IFFar disponibiliza e-mails institucionais aos estudantes na plataforma Google

Publicado em Segunda, 04 de Mai de 2020, 11h23 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Tendo em vista a necessidade de fortalecer os canais de comunicação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), informamos que a Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI) vem trabalhando desde o dia 22 de março de 2020 na migração do serviço de e-mails institucionais na plataforma do Google para os estudantes. Ou seja, os estudantes que antes contavam com a plataforma da Microsoft, agora passarão a utilizar os serviços do Google.

novidade emails google

A plataforma possibilitará que todos os estudantes possam enviar e receber mensagens, bem como acessar diversos serviços do Google. Assim, servidores e alunos trabalharão utilizando a mesma plataforma, possibilitando maior integração com a comunidade acadêmica do IFFar. Além do e-mail, outros serviços como Google Meet, Agenda, Drive, Suíte para Escritório, Ferramentas de Ensino a Distância, entre outros estarão acessíveis com a migração dos e-mails para o Gmail.

Recomendamos, que após a ativação, os estudantes atualizem seu e-mail de contato no SIGAA para o novo e-mail institucional do IFFar.

Confira todas essas informações também no site: bit.ly/email-iffar.

Anexos:

Perguntas e respostas frequentes:

Comecei a estudar no IFFar em 2020, o que é o e-mail institucional?

O IFFar está disponibilizando contas de e-mail institucional gratuitamente aos estudantes desde 2018. As contas são criadas a partir dos dados informados na Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), o setor que você faz a matrícula para entrar na instituição. Esses dados são inseridos na plataforma SIGAA. E a partir de lá, é que criamos as contas de e-mails para vocês.

A partir de agora, todos os estudantes já possuem sua conta de e-mail criada. Basta realizar o primeiro acesso. Confira nos próximos tópicos ou ao final desta notícia.

O que acontecerá com as contas de e-mails já existentes dos estudantes nos serviços da Microsoft?

Desde o dia 22 de março de 2020, essas contas passam a não receber mais e-mails. Recomendamos aos estudantes que façam backup (cópia) dos dados nesta plataforma e que passem a utilizar os serviços do Google disponibilizados aos estudantes do IFFar a partir desta divulgação.

Como faço para acessar o e-mail do Google?

Disponibilizamos em anexo um tutorial para o primeiro acesso. Confira no final desta notícia. Você vai precisar saber seu número de matrícula na instituição para realizar o acesso. Por fim, atualize seu e-mail de contato no SIGAA para receber todos os avisos e comunicados pelo seu e-mail institucional.

Como altero meu e-mail de contato no SIGAA?

Confira em anexo a esta notícia, um tutorial rápido com estas informações. É logo abaixo.

Como descubro meu número de matrícula para acessar o e-mail?

Consulte no seu SIGAA na barra lateral direita onde diz “Dados Institucionais”.

Possuo mais de uma matrícula. Qual dos e-mails devo utilizar?

Você pode escolher um dos endereços ou configurar um redirecionamento das mensagens.

Caso eu perca a senha, como posso obter suporte?

Você poderá redefinir diretamente na página de acesso ao seu Gmail (ou outro serviço) clicando em “Esqueceu sua senha?” e inserindo suas informações. Ou, pode contatar a Coordenação de Tecnologia de Informação (CTI) do IFFar - Campus Santo Ângelo pelo formulário, https://bit.ly/suporte-iffarsan.

Não gostei do meu e-mail criado, como posso alterar?

Você pode criar um alias, ou seja, um atalho facilitado para que você possa divulgar às pessoas para contatarem você mais facilmente. O alias se comporta como um apelido na sua conta de e-mail exclusivamente para recebimento de e-mails. Todos os e-mails continuarão com o padrão institucional "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." porém poderá ser criado um alias para receber e-mails, como por ex. com seu "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.".

A solicitação de alias deve ser feita pelo formulário: https://bit.ly/suporte-iffarsan

Observações com relação ao alias:

1) O alias apenas serve para o recebimento de e-mails, ele não pode ser usado para fazer login na conta e não irá nas respostas dos e-mails. Sempre que responder ou enviar um e-mail irá seu e-mail no formato padrão (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

2) Só poderá ser criado um alias por conta.

3) Não serão aceitos apelidos, ou palavras sem sentido para criação do alias. O alias deve ser alguma combinação de seu nome, segundo nome, sobrenome, e/ou algum número.

4) No caso de já existir um alias criado para outro usuário será necessário escolher outro (talvez adicionando algum número, data, etc.)

Imagem: ASCOM - IFFar Campus Santo Ângelo.

Texto: Equipe da CTI - IFFar Campus Santo Ângelo.