Página inicial > Santo Ângelo > Governo Federal suspende obrigatoriedade de dias mínimos do ano letivo
Notícias Santo Ângelo

Governo Federal suspende obrigatoriedade de dias mínimos do ano letivo

Publicado em Quinta, 02 de Abril de 2020, 16h09 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

A Medida Provisória nº 934, publicada hoje (1º), dispensa instituições de ensino básico e de ensino superior de cumprirem o mínimo de dias letivos.

noticiaportaria934

De acordo com a MP, a medida se dá em caráter excepcional para o ano letivo afetado pelas medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública causada pelo novo Coronavírus. No caso do ensino básico, a portaria não dispensa o cumprimento carga horária mínima anual.

A MP também autoriza a abreviação da duração dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia, desde que cumprindo alguns critérios. Para mais informações, acesse a Medida Provisória nº 934/2020 neste link.

Atividades acadêmicas remotas do IFFar serão mantidas

Em reunião realizado no dia 27 de março, o Comitê Institucional de Emergência do IFFar (CIE) reafirmou a manutenção das atividades acadêmicas remotas para todos os cursos. A manifestação se deu em resposta a um questionamento enviado por alguns professores sobre a pertinência e a viabilidade de se manter à distância o funcionamento de cursos presenciais.

De acordo com o Comitê, a medida se dá em caráter emergencial e não se trata “em hipótese alguma, de Educação a Distância no sentido de Modalidade de Ensino”. As atividades acadêmicas a distância a serem realizadas no período de suspensão das atividades presenciais, de acordo com o CIE são comparáveis aos Estudos Domiciliares. A medida também está amparada pelas portarias nº 343/2020 e nº 345/2020 do Ministério da Educação.

Na última sexta-feira (27), o IFFar disponibilizou um repositório contendo documentos, manuais e orientações para auxiliar alunos e professores a utilizarem o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas do IFFar (SIGAA) e a desenvolverem as atividades remotas. No mesmo dia, a Pró-Reitoria de Ensino emitiu novas orientações sobre a realização de atividades de ensino durante o período de suspensão das atividades presenciais.

Suspensão das atividades presenciais do IFFar - A suspensão das atividades presenciais do IFFar foi definida durante reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) no dia 16 de março. Inicialmente previsa para durar três semanas, a suspensão das atividades acadêmicas passou a ter duração intedeterminada após reavaliação da situação da epidemia, na última sexta-feira (20). As principais informações institucionais sobre o tema estão sendo publicadas no endereço www.iffarroupilha.edu.br/coronavirus.

Reprodução: Secom/Reitoria