Página inicial > Santo Ângelo > Núcleo de Arte e Cultura do Campus Santo Ângelo realiza mostra de arte
Notícias Santo Ângelo

Núcleo de Arte e Cultura do Campus Santo Ângelo realiza mostra de arte

Publicado em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 13h26 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Em outubro de 2019, o NAC- Núcleo de Arte e Cultura do Campus Santo Ângelo e Docente de Arte Nelcí Andreatta Kunzler, do Instituto Federal Farroupilha, organizaram a Mostra Itinerante Êxodos, do artista Sebastião Salgado, no hall de entrada do Prédio Administrativo do Campus Santo Ângelo, Instituto Federal Farroupilha. A proposta do fotógrafo Sebastião Salgado, constitui-se numa série de fotografias, que apresentam narrativas sobre os deslocamentos populacionais, considerados em dois sentidos: refugiados de guerras ou perseguidos por problemas políticos e os deslocamentos individuais (desempregados, pessoas sem moradia e sem terra), de diferentes lugares do planeta, incluindo o Brasil. A série de fotos foi realizada no final do século XX. A mostra procura provocar sentido, sensibilização e reflexão acerca de várias questões: globalização, condição humana, ética, solidariedade, migração/imigração, entre outras.

Neste evento, organizou-se um cronograma de visitação com os alunos do Campus, realizando uma ação interdisciplinar com as turmas, uma vez que esta exposição permite relação com várias disciplinas. Além da disciplina de Arte, os docentes das disciplinas de Sociologia, Língua Portuguesa e Literatura, Geografia, História, Psicologia e Filosofia participaram desta ação através de discussão em sala de aula e/ou de visitação com as turmas. Participaram desta ação as turmas de Licenciatura em Computação, os cursos Integrados de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, Agricultura e Manutenção em Suporte para Informática. Também estiveram presentes os participantes das oficinas de fotografia do Projeto de Extensão Ondas e do Projeto de Extensão EncontArte, coordenados pela docente Nelcí.