Página inicial > Panambi > ENEM 2016: inscrições entre 9 e 20 de maio
Notícias Panambi

ENEM 2016: inscrições entre 9 e 20 de maio

Publicado em Segunda, 09 de Mai de 2016, 21h30 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 estão abertas e deverão ser realizadas até dia 20 de maio pelo site enem.inep.gov.br. O participante deve ter em mãos, no ato da inscrição, o CPF, número do documento de identidade e informar um endereço de e-mail e um número de telefone celular. Só será possível fazer uma inscrição por e-mail.

As inscrições são gratuitas para alunos do 3º ano e pessoas cuja renda per capta familiar seja de até meio salário mínimo. As inscrições para os demais interessados custam R$ 68,00 e podem ser pagas em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou nos Correios. Haverá atendimento especializado e/ou específico aos participantes com deficiências ou em condições especiais. Para isso, a necessidade deve ser informada no ato da inscrição. Após realizar a prova, nos dias 5 e 6 de novembro, você pode utilizar sua nota para:

- Ingressar em um Curso Técnico Subsequente ou Curso Superior no Campus Panambi do IF Farroupilha;

- Emitir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, mas para isso é necessário tirar 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação para receber o diploma;

- Conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade particular, por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Este programa do governo federal oferece bolsas de estudo parciais, de 50%, e integrais, a estudantes de baixa renda;

- Disputar financiamento via Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que concede bolsas restituíveis a estudantes que não tem condições de pagar as mensalidades da graduação;

- Fazer um intercâmbio no exterior pelo programa Ciência sem Fronteiras, para os alunos que cursam graduação. Para concorrer a uma vaga, é preciso ter feito 650 pontos no Enem.

Ficou interessado? Então que tal estudar para o Enem em uma plataforma de ensino totalmente gratuita? Essa é a proposta do MEC ao criar o Hora do Enem, que é um conjunto de ações complementares para auxiliar na preparação do estudante, composto por vídeo-aulas, exercícios e simulados online, um programa televisivo com entrevistas, questões resolvidas e comentadas por professores para você assistir e baixar. Acesse horadoenem.mec.gov.br e cadastre-se!

Quer saber mais? Então visite o estande do Campus Panambi no Ação Global - 21 de maio, no Centro de Eventos do Sesi, em Panambi.