Página inicial > Panambi > SISU antecipa inscrições: IFFar – Campus Panambi dispõe de 4 opções de cursos superiores
Notícias Panambi

Publicado em Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 18h36 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Entre os dias 23 e 26 de Janeiro estarão abertas as inscrições para ingresso nos Cursos Superiores do IFFar – Campus Panambi. A seleção será via SISU (sisu.mec.gov.br) e para participar o candidato deverá ter realizado o ENEM 2017.

Confira informações adicionais sobre cada um dos cursos ofertados no campus.

Licenciatura em Ciências Biológicas

Objetiva formar professores-pesquisadores criativos, críticos e reflexivos pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com competências e habilidade para atuar como docente na área de conhecimento de ciências, biologia e educação ambiental, especialmente nos ensinos fundamental e médio. Ao longo do processo de formação o curso oferece vivências que contribuem para a articulação entre o conhecimento adquirido e a prática profissional, tais como visitas técnicas, atividades a campo e participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, oportuniza o conhecimento e a construção de metodologias de ensino de Ciências, adequadas aos objetivos do ensino, à natureza do conteúdo e às necessidades do aluno, também pela realização de estágios curriculares supervisionados em escolas do município e da região.

Áreas de atuação: O estudante egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas estará apto a atuar como docente na área de conhecimento de Ciências Biológicas, especialmente nos ensinos fundamental e médio, nas redes pública e privada de ensino. Também terá conhecimentos técnicos que lhe darão condições para atuar na resolução de problemas ambientais e executar projetos de pesquisa na área, realizar inventários de biodiversidade e prestar assistência ambiental.

Turno: manhã

Duração: 4 anos

Licenciatura em Química

Visa formar licenciados em Química pela integração entre teórica e prática aliando os conhecimentos específicos e pedagógicas na atuação docente. A formação é voltada para a educação básica (Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental e Química no ensino médio) e educação profissional e tecnológica. Durante o trajeto formativo há o estímulo à pesquisa para que os licenciados se tornem educadores capazes de atuar nas diversas modalidades de ensino, compreendam o papel da ciência e da tecnologia no contexto social sob os aspectos da sustentabilidade da ética e da cidadania e reflitam sobre sua prática pedagógica. A integração com a rede escolar de ensino Fundamental e Médio da região é realizada tanto por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão, como pela realização do estágio curricular supervisionado.

Áreas de atuação: O estudante egresso do Curso de Licenciatura em Química estará apto a atuar como docente na área de Ciências Naturais, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio, nas redes pública e privada de ensino.

Duração: 4 anos

Tecnologia em Produção de Grãos

Objetiva formar profissionais com capacidade técnico-científica e responsabilidade social aptos a promover, orientar e administrar a utilização e otimização dos diversos fatores que compõem o sistema de produção de grãos, em consonância com os preceitos de proteção ambiental. Além disso, capacita-os para planejar, pesquisar e aplicar técnicas, métodos e processos adequados à solução de problemas e à promoção do desenvolvimento sustentável. O profissional também estará apto a analisar, detectar e propor alternativas para o desenvolvimento do setor produtivo regional.

Áreas de Atuação: O Egresso estará apto a atuar em diversas em instituições públicas ou privadas, desenvolvendo atividades como: elaborar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar e supervisionar projetos voltados à produção e pós-colheita de grãos. Realizar vistorias, perícias, avaliações, laudos e pareceres técnicos sobre a produção de grãos, abrangendo temas como: controle de qualidade, otimização dos processos, impacto ambiental, novas tecnologias de produção, classificação, armazenamento e beneficiamento de grãos.

Duração: 3 anos

Tecnologia em Sistemas para a Internet

Visa formar profissionais para atuar na área de informática, apoiando os mais diversos setores empresariais que necessitem de Sistemas de Informação para organizar e desenvolver seus empreendimentos através da Internet. Por meio da articulação entre conhecimentos teóricos e a prática profissional, o aluno terá subsídios para trabalhar com tecnologias emergentes, como a computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos, bem como atualizar, manter e zelar pela segurança dos sistemas para internet.

Áreas de atuação: O egresso poderá trabalhar em organizações públicas ou privadas, fazer parte de equipes de desenvolvimento de projetos e design, desenvolver soluções para a web, prestar consultoria, desenvolver projetos, ofertar ou representar produtos, desenvolver funções de empreendedor, consultor, coordenador de equipe, além de exercer atividades acadêmicas.

Duração: 3 anos