Página inicial > Panambi > Alunos de Pós-Colheita realizam visitas técnicas na Zona Sul do Estado
Notícias Panambi

Alunos de Pós-Colheita realizam visitas técnicas na Zona Sul do Estado

Publicado em Quarta, 08 de Novembro de 2017, 17h14 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Nos dias 3 e 4 de novembro as turmas do 2º e 4º semestre do Curso Técnico em Pós-Colheita do IFFar – Campus Panambi realizaram três visitas técnicas na Zona Sul do Estado do Rio Grande do Sul. A primeira delas foi no Laboratório de Pós-Colheita e Industrialização de Grãos da Faculdade de Agronomia na Universidade Federal de Pelotas. No local o grupo foi recebido pelo professor Moacir Cardoso Elias, que possui 44 anos dedicados aos trabalhos na UFPEL, sendo o pioneiro em pesquisas na área de pós-colheita de grãos no Brasil. Os alunos conheceram as modernas tecnologias para a pesquisas em pós-colheita, como o uso de nanotecnologia para enriquecer nutricionalmente os grãos para a alimentação humana.

Na sequência o grupo visitou as dependências dos terminais graneleiros Termasa/Tergrasa, no Super Porto em Rio Grande. No local os alunos conheceram todo o processo de funcionamento da logística da soja que é escoada por este terminal, que atualmente é responsável por 75% da soja gaúcha que é exportada. O terminal é considerado referência nacional em organização de agendamento e descarga de grãos no país.

A última visita técnica ocorreu nas dependências da Arrozeira Pelotas, que está entre as 5 maiores indústrias beneficiadoras de arroz do país. Lá observou-se o passo-a-passo de processo de industrialização de arroz branco e parboilizado. O gerente de operações da unidade acompanhou o grupo, conduzindo também discussões sobre o tema da segurança do trabalho e exigências do Ministério do Trabalho nas indústrias do setor.

O curso de Pós-colheita é totalmente gratuito e está com inscrições abertas para ingresso em 2018. Informações adicionais em http://iffarroupilha.edu.br/inscricoes-ps