Página inicial > Panambi > IFFar – Campus Panambi realiza atividade alusiva ao Dia Nacional da Pessoa Surda
Notícias Panambi

Publicado em Terça, 03 de Outubro de 2017, 21h05 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O dia 26 de setembro é o Dia Nacional da pessoa Surda. Tal data é reconhecida por lei, sendo alusiva à criação da primeira Escola de Surdos no Brasil, na cidade de Rio de Janeiro. Mas para além da data, devemos praticar ações cotidianas para aproximar pessoas surdas e ouvintes, e por isso os integrantes do Núcleo de Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), ligados à Coordenação de Ações Inclusivas do IFFar – Campus Panambi, promoveram uma palestra com Cristian Rafael Grade de Paula e Paulo Augusto Matter, que abordaram o histórico da data, com as lutas e conquistas da comunidade de pessoas surdas no Brasil.

No IFFar – Campus Panambi, temos com frequência a matrícula de alunos surdos e por isso a necessidade de estarmos realizando ações de divulgação da Libras e aspectos de convivência peculiares a este grupo. Ademais, em nossos processos seletivos temos vagas destinadas a pessoas surdas, além de dispor, no quadro funcional, de servidoras Intérpretes de Libras que viabilizam um dos principais aspectos dos processos inclusivos: o direito à comunicação desses alunos, tantos nas aulas quanto nas demais atividades do Campus.

O NAPNE também está promovendo uma campanha de doação de livros, brinquedos, jogos e materiais escolares para a APAE de Panambi, como uma ação em comemoração ao dia nacional da luta da pessoa com deficiência. As doações podem ser depositadas no hall de entrada do campus até o dia 06/10.