Página inicial > Panambi > 8ª Edição da Tecnopós encerra com balanço positivo
Notícias Panambi

8ª Edição da Tecnopós encerra com balanço positivo

Publicado em Quarta, 30 de Agosto de 2017, 18h53 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

A 8ª Edição da Tecnopós, realizada nos dias 24 e 25 de Agosto IFFar - Campus Panambi foi sucesso em público, em negócios concretizados e na exposição das inovações tecnológicas.

Mais de 350 pessoas participaram da Tecnopós ao longo dos dois dias. O público segmentado dividiu-se entre as três diferentes propostas de programação. A Rodada de Negócios, promovida pelo SEBRAE, promoveu a negociação direta entre empresas compradoras e empresas locais vendedoras de produtos, serviços e tecnologias voltadas ao agronegócio. Já a Mostra Tecnológica da Indústria Pós-Colheita envolveu a exposição de tecnologias de 24 empresas do APL Pós-Colheita de Panambi e região, assim como de instituições de ensino com ofertas de cursos alinhadas ao APL local (metalomecânico e pós-colheita). Por fim, o Seminário Nacional de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo destacou-se pela amplitude das temáticas abordadas, totalizando 11 palestrantes de diversas localidades do Brasil e também dos Estados Unidos. As temáticas desenvolvidas no Seminário foram: avaliação e o controle de perdas na pós-colheita em soja e milho, os contaminantes na secagem de grãos, a manutenção da qualidade de grãos e sementes, os danos dos percevejos na pós-colheita da soja, a automação em unidades armazenadoras, os sistemas avançados de armazenamento, as sementes certificadas e o Plano Safra.

A Reitora do Instituto Federal Farroupilha, professora Carla Comerlato Jardim, também se fez presente no evento. Na oportunidade de sua fala, a Reitora realizou um apelo às entidades que compõem o APL local para apoiar a luta dos Institutos Federais para a garantia do fomento à educação pública, possibilitando a manutenção dos esforços já realizados para implantação e estabelecimentos dos IFs em âmbito nacional.

Para o Campus Panambi do Instituto Federal Farroupilha, o evento reforça o compromisso da instituição no apoio ao Arranjo Produtivo Local metalmecânico e pós-colheita e também com a atualização e capacitação da comunidade regional para uma atuação qualificada e responsável, num segmento do setor produtivo primário que está em ampla expansão.

A 8ª Edição da Tecnopós foi uma realização da Associação Brasileira de Pós-Colheita (ABRAPOS), do Arranjo Produtivo Local Metalomecânico e Pós-colheita Panambi e Condor, da Associação Centro de Inovação Tecnológica (ACITEC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae), e do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi. Contou com o apoio da Cotripal, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura Municipal de Condor, Prefeitura Municipal de Panambi, Sementes Costa Beber, Unijuí e Van Ass Sementes e com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Condor, Associação Comercial e Industrial de Panambi, Colégio Evangélico de Panambi, SESI e SENAI.

A próxima edição do evento será na primeira quinzena de Agosto de 2019, com data específica e local que serão informados via site do evento - www.aplposcolheita.com.br/tecnopos

Assunto(s):