Página inicial > Panambi > Lançamento do livro “As Mulheres Mil” assinala o Dia Internacional da Mulher no IFFar – Campus Panambi
Notícias Panambi

Publicado em Quarta, 08 de Março de 2017, 17h20 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no lançamento do livro “As Mulheres Mil: dos bolinhos de chuva à emancipação”, realizado no dia 8 de março, no auditório do IFFar – Campus Panambi. O livro reúne reflexões sobre as experiências de mulheres no programa “Mulheres Mil”, criado pelo Governo Federal e desenvolvido no IFFar – Campus Panambi em parceria com a Prefeitura Municipal, entre os anos de 2012 e 2014.

O programa buscou auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de proporcionar acesso à educação, redução das desigualdades sociais e econômicas, inclusão social, igualdade de gênero e combate à violência, atendendo a quase 300 mulheres. A data escolhida para o lançamento do livro foi pensada porque todos esses temas ainda estão presentes no cotidiano de mulheres que lutam, cotidianamente, para diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.

Muitas das participantes do “Mulheres Mil” estiveram presentes no evento que foi assinalado por depoimentos emocionantes como o de Senilda Desbessel, que sente-se muito valorizada após a realização do Mulheres Mil: “Agradeço pelas amizades, pelos aprendizados e pela oportunidade de adquirir muitos conhecimentos. Meu filho costuma dizer que tinha uma mãe antes e outra agora, depois do curso”. Já para Arieta Gausmann, o curso “foi um aprendizado valioso para a vida, tanto que hoje ajudo meu neto a fazer os temas da escola”.

O livro representa, para os autores e autoras, uma memória, um registor para a posteridade. Já o projeto representou, para as participantes, um ponto de partida para muitos outros sonhos.

O lançamento do livro

O evento contou a apresentação da peça de teatro “Hoje recebi flores”, do IFFar – Campus Panambi, explanação dos organizadores do livro, Sylvia Messer e Rudião Wisniewski, fala das autoras e autores dos capítulos e uma reflexão sobre os múltiplos sentidos de “ser mulher”, provocado por Graciele Dotto, representante do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS).

A saudação inicial ficou a cargo do Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Weingartner, do Prefeito Municipal, Daniel Hinnah, e da Secretária Municipal da Habitação, Trabalho e Assistência Social de Panambi, Elizabeth Farias.

Além das autoridades destacadas, estiveram presentes representantes dos seguintes órgãos e instituições, corroborando para o sucesso do evento: Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação, Secretária Municipal da Assistência Social, Centro de Referência da Mulher, Centro de Referência de Assistência Social - Emancipar, Centro de Referência de Assistência Social - Vila Nova, Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Polo de Apoio Presencial Universidade Aberta do Brasil, Biblioteca Pública Municipal, Conselho da Mulher, Conselho Municipal de Saúde e Associação Comercial e Industrial de Panambi.

O livro está sendo comercializado pelas autoras e autores.