Página inicial > Panambi > Projeto Língua Portuguesa e Formação Profissional para Estrangeiros
Notícias Panambi

Projeto Língua Portuguesa e Formação Profissional para Estrangeiros

Publicado em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 12h26 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Panambi, desde 2021, tem realizado atividades para promover a inclusão de imigrantes. A principal delas é a realização de cursos de extensão com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da língua portuguesa, para conhecerem a dimensão cultural e social do Brasil, com inclusão digital, bem como formação profissional, por meio de cursos on-line gratuitos.

O projeto “Língua Portuguesa e Formação Profissional para Estrangeiros” se desenvolve a partir da aprovação no Programa Institucional de Inclusão Social do IFFAR (PIISF), o que permite o pagamento de lanche aos alunos, além das aulas serem ofertadas de forma gratuita. A atividade ocorre em parceria com a SMEC e a UAB, toda segunda-feira à noite e, ao final do curso, todos recebem certificação.

Em 2023 a parceria tripartite permitiu também a realização de aula de português para os filhos dos venezuelanos que realizam o curso, além de português como terceira língua para imigrantes surdos. De acordo com Rudião Rafael Wisniewski, coordenador do projeto, “A participação contribui com o aprendizado da língua, promovendo o convívio pelo qual as relações interculturais se constituem em um ambiente comprometido com a formação humana e cidadã, pois o IFFAR é uma instituição pública e inclusiva. O projeto tem transformado vidas, pois quem o frequenta tem conseguido melhores oportunidades de emprego e as crianças e alunos surdos, que iniciaram esse ano, relataram melhoria no desenvolvimento de suas atividades cotidianas e das relações interpessoais”.

O encerramento do projeto foi realizado no dia 11/12, com a celebração de uma festa de Natal para os participantes do curso e seus familiares, com apresentação do Coral Raios de Luz e doação de brinquedos angariados por servidores do IFFar - Campus Panambi.

Nova edição do projeto já foi aprovada para ser executada em 2024. Agradecemos a parceria com a SMEC e UAB, na certeza de que os laços estabelecidos entre as entidades envolvidas promoveram aprendizados significativos e experiências produtivas a todos os participantes do projeto.