Página inicial > Panambi > PROGRAMA IF MAIS EMPREENDEDOR REALIZA ENCONTRO COM OS PRODUTORES DE KÄSSCHMIER
Notícias Panambi

PROGRAMA IF MAIS EMPREENDEDOR REALIZA ENCONTRO COM OS PRODUTORES DE KÄSSCHMIER

Publicado em Quinta, 22 de Junho de 2023, 13h52 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O IFFar Campus Panambi está participando do Programa IF Mais Empreendedor Nacional, através do projeto “Qualificação de produtores de Kässchmier de Panambi: empreendedorismo rural e preservação cultural”.

Participam do projeto 10 produtores rurais de Kässchmier, que é o produto base do bolo de queijo que permitiu à cidade o título de “Panambi cidade do Käsekuchen, e tem por objetivo principal auxiliar estes produtores a qualificar o processo que envolve desde a produção até a venda deste alimento típico da culinária alemã, para que consigam atender a grande demanda local e ainda preservando a cultura e evitando o êxodo rural.

O projeto conta ainda com a participação de 05 estudantes bolsistas do IFFar Campus Panambi, selecionados para atuar junto aos produtores atendidos pelo programa. Os estudantes participaram de uma capacitação a fim de se prepararem para prestar a consultoria aos produtores. Além disso, são orientados pela coordenadora do projeto, Maria Elisa Ullmann dos Santos e pela docente de Administração Maiara Tolfo.

Na tarde do dia 21 de junho, foi realizado o encontro entre os produtores, estudantes, coordenação do projeto, docentes, técnicos administrativos em educação e diretores do campus.

Durante o encontro foi realizada uma explanação sobre o processo de obtenção do selo de Indicação Geográfica pela servidora Ana Paula Agertt. A docente Larissa de Lima Alves tratou sobre a importância das boas práticas na produção de Kässchmier e sobre as etapas da pesquisa que desenvolve para obtenção do selo.

A equipe de trabalho, composta pela coordenação do projeto, docente de administração e bolsistas realizou a apresentação e entrega do material para controle do fluxo financeiro e tabela de inseminação das vacas leiteiras, produzido para apoio no desenvolvimento do plano de ação que os produtores iniciarão em julho. Além disso foram apresentadas as artes e logomarcas criadas pelo estudantes para cada produtor, com o objetivo de criar uma identidade para sua produção. Foi tratado ainda sobre a divulgação dos produtos nas redes sociais e de como será o fluxo de criação e melhoramento dos perfis e páginas de cada produtor.

A coordenação do projeto destaca que “além de proporcionar a oportunidade de capacitação aos estudantes e produtores na área de gestão e empreendedorismo, o projeto permite estimular a aproximação entre o IFFar e o setor produtivo local, por meio da articulação estruturada de iniciativas relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação, contribuindo ainda para a formação acadêmica dos estudantes e melhoria das propriedades atendidas.