Página inicial > Panambi > Energias Renováveis é tema de Prática Profissional Integrada do curso de Automação Industrial do IFFar - Campus Panambi
Notícias Panambi

Publicado em Sexta, 11 de Novembro de 2016, 08h20 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Durante a tarde da quinta-feira, 10/11, alunos do 1º ano do curso de automação industrial do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi realizaram a apresentação dos trabalhos da Prática Profissional Integrada (PPI). A PPI é uma é um trabalho avaliativo desenvolvido ao longo do ano e que articula conhecimentos de diversas disciplinas, culminando com sua aplicação prática a um trabalho.
Automação aplicada a energias renováveis foi o tema central da PPI, a partir do qual foram abordados os cinco principais tipos de energias geradas atualmente. A turma de alunos foi dividida em grupos que organizaram uma feira para apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos, com as seguintes temáticas:

- Energia fotovoltaica, gerada por meio da luz solar, como utilizado pelas placas solares;
- Energia eólica, gerada pelo vento;
- Energia hidroelétrica, gerada pelo potencial hidráulico de líquidos ou fluidos;
- Energia mecânica, aplicada nos exemplos do trabalho com uma bicicleta que, ao girar os pedais, armazena a energia produzida em uma bateria e também na froma de piezoeletricidade, que transforma a energia mecânica, pela compressão de um cristal, em energia em elétrica. No exemplo popular desse caso temos a balança eletrônica.
- Energia biomassa, que emprega organismos vivos (matéria orgânica) como combustível para a produção de energia.

O coordenador do curso de Automação Industrial, Marcelo Bataglin, destacou o trabalho autônomo dos alunos na montagem dos materiais para apresentação, cabendo aos professores o papel de orientadores e esclarecedores de dúvidas pontuais. Para ele, “essa iniciativa é muito positiva, sobretudo em alunos de primeiro ano, os quais conseguiram, a partir do uso de matérias-primas recicláveis, criar incrementos ou novidades para a aplicação da automação às energias renováveis”.