Página inicial > Panambi > IFFar seleciona membros para a Comissão de Heteroidentificação
Notícias Panambi

IFFar seleciona membros para a Comissão de Heteroidentificação

Publicado em Segunda, 13 de Junho de 2022, 10h40 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Está aberto o edital do IFFar para Seleção de Membros para atuação nas Comissões de Verificação (Heteroidentificação) de Candidatos Autodeclarados Pretos/Pardos nos Processos Seletivos 2023.

Podem se inscrever na seleção servidores do IFFar (docentes e técnicos-administrativos), estudantes maiores de 18 anos e membros da sociedade civil com atuação ligada ao tema étnico-racial (associações, confederações, conselhos, movimentos organizados, etc). Não poderão participar pessoas que tiverem familiares inscritos como candidatos nos Processos Seletivos 2023.

As Comissões de Heteroidentificação do IFFar serão responsáveis por verificar e validar a autodeclaração étnico-racial dos candidatos aos processos seletivos do IFFar. A autodeclaração é o documento que os candidatos preenchem e assinam ao concorrer pela reserva de vagas étnico-racial previstas na Política de Ações Afirmativas do IFFar.

A atuação das comissões de Heteroidentificação nos campi resume-se em observar o fenótipo do candidato, marcados pelo conjunto de traços negroides (relativamente à cor da pele – preta ou parda da população negra, dentre outros aspectos físicos como lábios, nariz e cabelos), critérios em consonância com o estabelecido no artigo IV da Lei n. 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial)

A comissão deverá ser constituída em cada unidade do IFFar, por 5 (cinco) membros, incluindo entre eles, Presidente e Secretário, sendo 3 (três) titulares e 2 (dois) suplentes.

Os membros selecionados vão participar de formação, oficina ou curso sobre a temática (será disponibilizada pelo IFFar uma formação, em formato virtual e assíncrono, com carga horária de 2h e reunião de instrução sobre procedimentos, também em formato virtual e assíncrono, com duração de 1h).

As inscrições estarão abertas até o dia 20 de junho de 2022, via internet, no endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZMfvrr6-qCl9ZCfRWvsbV1x-2n1aD0T7BqLUS1HJ9jUrNmQ/viewform

Para mais informações, consulte o Edital nº 201/2022, disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/