Página inicial > Panambi > Orgulho IFFar: transformando a vida das pessoas para melhor.
Notícias Panambi

Orgulho IFFar: transformando a vida das pessoas para melhor.

Publicado em Quinta, 24 de Março de 2022, 11h28 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Quintou com #OrgulhoIFFar! Hoje contaremos a história da Luciane Müller Heusner, egressa do curso de Licenciatura em Química (2016) e da Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação (2021) pelo Campus Panambi.

Atualmente Luciane cursa o Mestrado acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica na UFSM, além de aplicar toda sua bagagem profissional na rede municipal de ensino de Panambi, onde atua como docente há 16 anos.

Em seu relato, Luciane conta alguns momentos marcantes no IFFar.

“O IFFar tem um diferencial que é único: a seriedade com a qual se faz educação e também o fato da instituição ser muito acolhedora. Isso faz com que todos sintam-se abraçados, motivados a dar o seu melhor, ser o que cada um é e, assim, são respeitados seus defeitos e qualidades.

O que marcou minha vida foram as vivências, experimentadas e sentidas na Instituição e fora dela, por meio da  troca de experiências, oportunidades de viagens em eventos, amizades, qualificação profissional dos docentes,  o carinho com que os alunos são tratados por todos os profissionais que se  dedicam para atender as necessidades e demandas de aprendizagem dos estudantes,  fazendo com que seja referência na qualidade de ensino em nosso município e região. Mas, acima de tudo, quero salientar o quanto fui feliz no IFFar! Isso é  maravilhoso, pois provoca em mim a sensação de realização pessoal e o sentimento de GRATIDÃO!

Também destaco que fui bolsista do PIBID e da pós-graduação. Participei de  projetos como "Mulheres Mil", o qual tive a oportunidade de aprender, com mulheres, coisas importantes da vida e para a vida, o que me proporcionou a participação na escrita de um artigo para o livro do Projeto.

Realizei uma viagem internacional de estudos para o Peru, juntamente com colegas da licenciatura, sob a orientação da professora Sandra Nonenmacher, tendo a honra de representar o Campus Panambi com meus colegas, compartilhar experiências, conhecer a cultura de outro país e apresentar um artigo relacionado aos nossos estudos. Os cursos que realizei no IFFar abriram muitos horizontes. Foi uma experiência que me transformou enquanto profissional e ser humano”.

Além das viagens, estudos e realização pessoal, Luciane fala sobre a possibilidade de realizar seus sonhos.

“Estudar no IFFAR foi fundamental para minha formação, para realizar meus projetos de vida e continuar meus estudos, dando toda base e suporte necessário que precisei.

Primeiramente é uma instituição pública de qualidade, e para mim foi a possibilidade de cursar um nível superior gratuito de excelência. Quando você vem de  uma trajetória em que você pertence a um grupo em que a sociedade, de forma geral, maltrata e exclui pelas condições sociais, encontrar no IFFAR a possibilidade de realizar teus sonhos e se formar, faz toda a diferença. Sempre digo que saí do IFFAR mas ele não saiu de mim. Isso significa dizer que tenho um sentimento de pertencimento, pois levo comigo um pouquinho de cada um…do abraço, do sorriso, do aprendizado.

Os profissionais que atuam nesta instituição me motivaram a ir além, dando todo suporte necessário para continuar minha caminhada enquanto estudante, desenvolvendo práticas que visam o bem-estar, a inclusão, garantindo um bom desempenho,. Tudo isso me motivou a sonhar, realizar outros projetos de vida e buscar mais qualificação profissional… Enfim, a formação e as ações do IFFAR refletem positivamente na nossa vida, que automaticamente se refletem na vida de outras pessoas, e isso é lindo porque cumpre seu papel social: transformar a vida das pessoas para melhor”.

Parabéns, Luciane! Que você siga realizando seus sonhos e inspirando a transformação da vida de outras pessoas.

Assunto(s): ,