Página inicial > Panambi > IFFar retoma Calendário Letivo na próxima segunda-feira
Notícias Panambi

IFFar retoma Calendário Letivo na próxima segunda-feira

Publicado em Sexta, 31 de Julho de 2020, 11h38 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O Conselho Superior do Instituto Federal Farroupilha (Consup) aprovou o retorno das atividades acadêmicas não presenciais a partir da próxima segunda-feira, 3 de agosto. O primeiro semestre deve ser concluído até 25 de setembro.

Para marcar a reabertura do ano letivo de forma remota no IFFar, será realizada uma programação especial destinada aos estudantes durante o programa de formação pedagógica “IFFar Formação: conectando saberes e práticas”, na próxima segunda-feira, das 19h às 21h. A programação envolve o acolhimento aos estudantes e famílias com as falas da Reitora do IFFar, Carla Jardim, do Pró-reitor de Ensino, Édison Gonzague Brito da Silva, e do Diretor de Assistência Estudantil, Hermes Uberti. Na sequência, haverá um espaço para a fala de estudantes sobre as expectativas com relação ao ensino remoto. Os participantes da live poderão enviar dúvidas sobre o retorno das atividades acadêmicas remotas por meio do chat do YouTube.

A atividade será transmitida pelo canal da WebTV do IFFar no YouTube.

Realização de atividades não presenciais exige reorganização de disciplinas

Para o retorno às atividades remotas, a instituição promoveu a formação de servidores e alterou o planejamento das aulas não presenciais. Para isso, algumas estratégias para a reorganização das atividades acadêmicas foram tomadas, tais como a utilização de recursos multimídia; a comunicação clara e objetiva com os estudantes, deixando claro objetivos de aprendizagem e o que se espera dos estudantes; e a dosagem no número de atividades repassadas aos alunos.

Além disso, alunos que comprovarem a necessidade, receberão computadores, cedidos pela instituição, e acesso à internet, a fim de possibilitar o acompanhamento das atividades letivas.

Acesso à internet para alunos

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com a Rede Nacional de Pesquisa e Ensino (RNP) tomou a iniciativa de levar internet de qualidade e gratuita a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica de institutos federais e universidades federais.

Em breve a Reitoria do IFFar repassará instruções de como estas ações serão implantadas nas unidades.

Retomada do Calendário Letivo 2020

De acordo com o Diretor Geral do Campus Panambi, Alessandro Callai Bazzan, a manutenção do distanciamento social é um esforço necessário para o enfrentamento à pandemia, “exigindo o comprometimento de todos para garantirmos a aprendizagem e a manutenção das atividades institucionais neste ano”. Já a Reitora, Carla Jardim, destacou que o momento atual exige adaptação, reinvenção e aprendizagem constante de toda a comunidade acadêmica

Sobre a suspensão e retomada das atividades no IFFar

As atividades presenciais do IFFar foram suspensas no mês de março em virtude da pandemia de Covid-19. Em abril, as atividades acadêmicas começaram a ocorrer de forma remota. Até então, a legislação permitia que apenas 40% das atividades acadêmicas dos cursos fossem realizadas de forma não presencial. Os cursos do IFFar atingiram esse percentual em maio, quando o calendário acadêmico precisou ser suspenso.

Uma portaria publicada pelo MEC, em junho, alterou o regulamento e passou a permitir, em caráter emergencial, a substituição de disciplinas presenciais por atividades letivas que utilizem tecnologias digitais até 31 de dezembro de 2020. Na prática, o calendário acadêmico das instituições de ensino pode ser retomado através de atividades não presenciais. Assim, com a retomada do Calendário Letivo em 3 de agosto, o primeiro semestre letivo de 2020 deve ser concluído até 25 de setembro. O segundo semestre também se dará através de atividades acadêmicas não presenciais.