Página inicial > Panambi > Chega ao fim a V Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Notícias Panambi

Publicado em Sexta, 31 de Mai de 2019, 15h19 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

A quinta edição da Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas findou na sexta (31/05), mas os ensinamentos compartilhados durante as atividades realizadas no evento seguirão impactando o cotidiano de quem prestigiou o evento.

Na quinta-feira (30/05) a professora Cadidja Coutinho, da Unipampa, abordou a “Alfabetização Científica para que(m)?”, mostrando que o fazer científico não se constrói somente com experimentos em laboratórios. Segundo a palestrante, é possível fazer ciência instigando o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos em sala de aula, provocando-os a refletir sobre conhecimentos que são “senso comum. Para Cadidja a ciência está no ambiente formal da sala de aula, mas também no informal. E tudo começa com o preparo do professor nos cursos de licenciatura. “Seu papel é saber o conceito e transformá-lo, de uma forma viável, de modo a promover conexões para o aprendizado dos alunos. Alfabetizar e letrar alunos nas ciências é papel docente e, por isso, é necessário desconstruir a imagem clássica do cientista somente atrelado a um laboratório”.

Elenir Dahmer Linauer, da FEPAM, deu continuidade às atividades de quinta abordando a “Atuação do Biólogo em Licenciamento Ambiental”. Segundo ela, que atua no órgão há 17 anos, os biólogos devem agir de forma instrutiva, indo além do papel de notificação e aplicação de multas. Para ela é necessário autuar as organizações por infrações, mas é preciso também orientar os responsáveis sobre as causas do ocorrido, a fim de que o erro não se repita. Assim, o biólogo exerce um trabalho educativo.

“Ilustração Científica: desenho de observação” foi o minicurso ministrado por Christian Beier, biólogo e ilustrador. Christian explicou que uma ilustração científica precisa ter o rigor e a objetividade da ciência. Mas há diferentes tipos de ilustrações, das simplificadas às hiper-realistas, e para cada ilustração, há técnicas e materiais adequados. Segundo o ilustrador, desenho é prática advinda da memória muscular. Por isso é fundamental que se teste o movimento repetidas vezes, até atingir o domínio da mão para obter determinada técnica. No minicurso os participantes praticaram a ilustração de observação, realizada com lápis de desenho.

A última atividade da V Semana Acadêmica foi a realização da II Mostra Científica de Ciências Biológicas do IFFar – Campus Panambi, com apresentação de trabalhos previamente inscritos, na sexta (31/05).

A Semana Acadêmica foi organizada por uma comissão composta por discentes e docentes do curso, e contou com os seguintes apoiadores: Andrea Pereira, Boutique de Aromas, Floricultura Havana, Gellatti Soluções em impressões, JN transportes, Loja Divas, Loja Vida Produtos Naturais, Mara Tissot, MB lojas, Nina confeitaria, Pompeia, Professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Rose Salão, Serralheria Design, SION Tur, Sorveteria Sabor do Verão e Tabapilon.

Na avaliação dos participantes, o evento foi de grande acréscimo na qualificação dos acadêmicos do curso, abordando temáticas tanto das áreas específicas do curso, como ensinamentos para futuros docentes.