Página inicial > Júlio de Castilhos > NTG Alma Farrapa representa o Campus Júlio de Castilhos no XXVI Encontro Cultural Tradicionalista dos Institutos Federais de Região Sul
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Terça, 24 de Outubro de 2017, 21h53 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Nos dias 13 e 14 de outubro o NTG ALMA FARRAPA- IFFAR Campus Júlio de Castilhos participou do XXVI Encontro Cultural Tradicionalista dos Institutos Federais de Região Sul ocorrido na cidade de Sertão-RS. O evento, tem como finalidades: promover o intercâmbio cultural e resgatar os valores tradicionais entre os participantes; projetar a cultura popular e tradicional entre os estados, abrindo perspectivas de expansão cultural além das nossas fronteiras; promover a harmonia, a integração e o respeito, evitando-se a projeção de vaidades e o personalismo entre os participantes; divulgar, através do encontro, a expressão artística e folclórica de cada região, bem como as atividades desenvolvidas pelas prendas e peões.

Participaram 14 instituições públicas federais dos estados do RS e SC, sendo elas:IFFar Campus Alegrete; IFFar Campus Júlio de Castilhos; IFFar Campus Santa Rosa; IFFar Campus Santo Augusto; IFFar Campus São Vicente do Sul; IFC Campus Concórdia; IFC Campus Rio do Sul; IFC Campus Santa Rosa do Sul; IFC Campus Videira; IFRS Campus Bento Gonçalves; IFRS Campus Farroupilha; IFRS Campus Ibirubá;IFRS Campus Sertão e Universidade Federal de Santa Maria.

Nessa 26ª edição, as 14 delegações, reunindo mais de 400 participantes de instituições de ensino públicas federais, os estudantes cultivaram a música, a dança e a cultura gaúcha nas apresentações artísticas e nas gincanas integradoras.

Apresentações de invernadas, gincanas, provas campeiras e bailanta agitaram o Campus Sertão. O encontro iniciou com uma carreata pelo centro da cidade de Sertão na sexta-feira, dia 13. Após a carreata, os grupos concentraram-se na praça municipal, onde ocorreu a solenidade de abertura. À tarde, aconteceu o início das gincanas culturais (truco masculino e feminino, tiro de laço masculino e feminino, laço patrão e também cabo-de-guerra, no ginásio de esportes do Campus. À noite, ocorreram as apresentações artísticas de 6 delegações e também o FECULT - Festival da Canção Cultural e Tradicionalista, encerrando a noite com as danças de integração e o bailinho animado por grupos de alunos das delegações participantes.

O sábado iniciou com alvorada festiva, as 06h30min e após, às 08h00 min iniciaram as gincanas culturais e tradicionalistas, tais como: prova da encilha e triatlo campeiro. À tarde, dando continuidade na programação, realizou-se a gincana da bocha campeira 48) e artilharia campeira masculino e feminino (bodoque). Noite adentro, iniciaram as apresentações das demais delegações, iniciando pelo anfitrião do evento, o CTG Tropeiros da Cultura do IFRS Campus Sertão, seguida dos outros IFs . Também foram apresentadas danças birivas (malambo, facão e chula), encerrando o evento a noite com uma bailanta animada pelo Grupo Cantar Galponeiro.

NTG Alma Farrapa teve representação nas equipes que conquistaram as seguintes colocações:

Premiações:

• Truco masculino (Alex Sandro) – 1º lugar;
  • Cabo de Guerra (Amayse) – 1º lugar;
  • Bocha campeira (Gabriel) – 3º lugar;
  • Artilharia Campeira – 1º (Alex Sandro), 2º lugares (Gabriel) e 4º lugar (Lauren);
  • Triatlo Campeiro – 1º lugar (Geyzieli) e 3º lugar (Amayse) e 4º lugar (Alex Sandro).

Fonte: NTG Alma Farrapa