Página inicial > Júlio de Castilhos > Projeto do Instituto Federal Farroupilha incentiva reciclagem na comunidade de Júlio de Castilhos – Rio Grande do Sul
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Terça, 11 de Abril de 2017, 11h47 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Com a constante preocupação com o futuro do planeta, com a necessidade premente da preservação do impacto das atividades humanas no mundo, o tema da reciclagem está na pauta diária das pessoas e dos meios de comunicação. O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) não poderia ficar alheio a isso e como instituição de ensino, atua como agente de mudanças e propicia conhecimento à comunidade externa conforme o projeto de extensão "A Inclusão social por meio do lixo a partir da atuação das associações e cooperativas de catadores na região de Júlio de Castilhos-RS". Inicialmente, este projeto elaborou um diagnóstico em relação à conjuntura do processo de reciclagem do município. Para tal, foram realizadas reuniões compostas por integrantes da Associação Castilhense de Seleção de Materiais Recicláveis - ACASMAR, Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos, alunos do curso de Bacharelado em Administração, professores do Eixo Gestão e Negócios e demais servidores e setores envolvidos.

Percebeu-se a necessidade de mais envolvimento da comunidade. Dessa forma, para melhorar a comunicação entre os integrantes envolvidos na temática ambiental, foram realizadas reuniões periódicas promovendo a comunicabilidade e diminuição dos entraves no processo de reciclagem, buscando melhoria nesse contexto. Além disso, os dados obtidos servirão como base para que o poder público possa planejar e estabelecer metas para melhorar a relação entre a comunidade local e o ambiente onde vivem.

Posteriormente, ocorreu a visitação às residências do Bairro São João do Barro Preto. Na ocasião, o grupo composto por estudantes, servidores do IFFar-JC e gestores municipais ajudou na orientação dos moradores sobre os objetivos do projeto. A população local foi informada sobre os dias de coleta de lixo e sobre a separação adequada dos resíduos. Ao mesmo tempo, outras informações eram repassadas, como a importância da reciclagem na preservação ambiental, o auxílio na preservação de doenças, a possibilidade de geração de renda para a comunidade e, principalmente, a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

A intervenção do projeto foi considerada satisfatória, pois sua proposta incentivou a população para a reciclagem e para atitudes ecologicamente sustentáveis. É importante que essa preocupação não fique apenas no âmbito do ensino da instituição, mas que congregue toda a comunidade na qual ela está inserida, proporcionando que estudantes e moradores possam, juntos, aprender a preservar o mundo em que vivem. Ao mesmo tempo, que o IFFar possa formar profissionais e auxiliar os moradores do entorno de sua sede, pois uma instituição de ensino não pode “virar as costas” para o local onde está situada, interagindo com esta comunidade.

Durante o projeto, foi constatada que boa parte desta população não está inserida no ambiente educacional e que precisam de mais informações e estímulos externos, motivando-os a preservar o meio ambiente. Ficou evidente que a sociedade necessita de subsídios e mais informações sobre a sustentabilidade, pois a manutenção do ambiente depende da relação ser humano x natureza.

Portanto, cabe a nós, municiar a população de projetos viáveis; estabelecer parcerias; esclarecer que um gesto, uma pequena atitude, é importante para a natureza. Com isso, certamente, ainda poderemos sonhar com um mundo melhor e ambientalmente sustentável.

Jaqueline Mocelin

Acadêmica do Curso Bacharelado em Administração e voluntária do Projeto de Extensão do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos.