Página inicial > Júlio de Castilhos > 53 equipes do Campus Júlio de Castilhos participam da 16ª ONHB
Notícias Júlio de Castilhos

53 equipes do Campus Júlio de Castilhos participam da 16ª ONHB

Publicado em Quinta, 16 de Mai de 2024, 16h55 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

A Olímpiada Nacional em História Brasileira teve início nesta segunda-feira (13)

capa IMG_20240425_135704139_HDR (1).jpg

A 16ª edição da Olímpiada Nacional em História Brasileira teve início nesta segunda-feira (13) depois de ser adiada por uma semana. Neste ano, o campus Júlio de Castilhos conta com 53 equipes. Serão realizadas seis fases online com duração de uma semana cada, além da final presencial que ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP).

O professor Ênio Grigio disse que este ano o número de inscritos aumentou significativamente, são mais de 50 mil equipes em todo país. “Estamos realizando um trabalho coletivo com os colegas professores do campus e de outros campi. Temos mais de 80 equipes (no IFFar) e a expectativa é de termos uma representação do IFFar na final em Campinas.” Por fim, ele destacou que o mais importante é o processo de aprendizagem e a experiência vivenciada pelos/as estudantes.

Ainda no mês de abril, o professor se reuniu com as equipes para combinar o método de trabalho durante a competição. Confira imagens abaixo.

Sobre a ONHB

A Olímpiada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio de docentes e estudantes da pós-graduação e da graduação.

Como funciona a Olimpíada de História

As seis fases online têm duração de uma semana cada e preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo apresentado nas questões permeia, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.

“Nesses 16 anos, pudemos observar como a Olimpíada estimula a análise crítica dos estudantes e contribui para a preparação deles para vestibulares, concursos e exames, como o ENEM”, acrescentou Cristina Meneguello, coordenadora do projeto e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

A ONHB também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem a necessidade de fazer o vestibular.

Fonte: Ênio Grigio e site da ONHB
Texto e imagens: Cadiani Lanes Garcez