Página inicial > Júlio de Castilhos > Aula inaugural da Administração aconteceu na noite de ontem (20/03)
Notícias Júlio de Castilhos

Aula inaugural da Administração aconteceu na noite de ontem (20/03)

Publicado em Quinta, 21 de Março de 2024, 11h59 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Milena Bomfim e Marciele Lago falaram de suas experiências pessoais e da história da empresa Fockinck, dando ênfase a adaptação tecnológica que a empresa passou

capa-aulainaugural-adm-20-03.jpg

A aula inaugural da Administração aconteceu na noite de ontem, 20 de março, no Auditório do prédio administrativo. Estiveram presentes estudantes dos cursos de Administração e Gestão do Agronegócio. O evento teve início com a fala do vice-presidente do Diretório Acadêmico (DA) da Administração, Elias Vargas, que agradeceu o empenho de todos/as os/as integrantes do DA e falou sobre ser uma demanda do curso – capacitar os/as estudantes para os desafios depois de formado. Por fim, deu boas-vindas a nova turma do curso e Administração, que ingressou neste ano.

Na sequência, a coordenadora da Administração saudou aos/as presentes e agradeceu ao DA por organizar o evento e a professora Camila Coletto, por ter idealizado a aula inaugural junto com os/as estudantes.

A aula Fockink: nossa história, integrando tecnologias e oportunidades teve início com Milena e Marciele contando sobre suas trajetórias pessoais até chegarem na empresa e como se desenvolveram na empresa. Milena questionou para que áreas os/as alunos/as querem ir ao terminar o curso e a maioria não soube responder. Ela continuou dizendo que isso é normal e acontece com ela também. Assim, Milena destacou a importância do estágio para se que a pessoa se identifique com que rumo tomar. Ela narrou que foi dessa forma que foi parar na área de gestão de pessoas. Atualmente, Milena é responsável pela seleção e recrutamento de pessoas.

Na sua fala, Marciele relembrou que para ela o caminho foi mais longo até chegar a gestão de pessoas na Fockinck. Ela cursou jornalismo por dois anos, depois começou a cursar administração mas teve que parar por conta do trabalho na área farmacêutica e assim, ela cursou primeiro Processos Gerenciais. Depois ainda fez um técnico em agronegócio para facilitar seu trabalho no sítio da família. Depois de algum tempo, Marciele resolveu retornar para o curso de Administração, porém não queria trabalhar com pessoas e foi para a área contábil até que em um momento foi substituir alguém e se apaixonou por trabalhar com pessoas. Hoje, ela é responsável pela área de recrutamento de estagiários e jovens aprendizes da Fockinck.

Após esse primeiro momento, as administradoras apresentaram a história da empresa, fundada em 1947, como uma empresa familiar que tinha como lema, a melhor propaganda é o serviço. A Fockinck é uma das maiores empresas do mundo quando se trata de irrigação e atende os clientes de forma exclusiva, visitando a área e fazendo um produto que melhor atenda a demanda de cada um. A empresa faz parceria com instituições de ensino, onde tem sedes, para que os pivôs sejam testados e melhorados, inclusive o campus Panambi do IFFar tem um pivô cedido por eles. Utilizando a área de IoT da empresa, os equipamentos de irrigação podem ser acompanhados à distância pelos usuários.

Ao final, Milena e Marciele falaram das oportunidades de trabalho e estágio abertas na Fockinck. Elas mostraram o site da empresa e apontaram a aba skeel, lugar onde os/as candidatos/as podem aplicar para uma vaga. Além das vagas, as administradoras contaram sobre os benefícios oferecidos pela Fockinck, com destaque para a parte da saúde e alimentação.

A Fockink atua em diferentes áreas : sistemas de irrigação, sistemas de termometria digital e areação, painéis elétricos e automação, sistema de geração fotovoltaica, instalações eletromecânicas, subestações, biogás, equipamento de recarga veicular, painéis e caixas metálicas vazias e Fockink IoT.

A empresa possui sedes em Panambi/RS, Luis Eduardo Magalhães/BA e Sorriso/MT.

Texto e imagens: Cadiani Lanes Garcez
Assessoria de Comunicação do IFFar - Campus Júlio de Castilhos