Página inicial > Júlio de Castilhos > Inscrições para o Técnico em Comércio – modalidade Proeja vão até 01 de fevereiro
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 13h14 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Os/as novos/as estudantes do Proeja vão receber um auxílio de R$240,00.  As aulas são noturnas

Anexos:

noticia proeja 2024.png

São 35 vagas abertas para o técnico integrado ao ensino médio em comércio, na modalidade Proeja no Campus Júlio de Castilhos. As vagas são destinadas a quem tem mais de 18 anos, não completou o ensino médio e deseja concluir seus estudos obtendo uma formação técnica. É necessário ter concluído o ensino fundamental ou estudos equivalentes.

A seleção se dá por meio de análise documental. Não haverá prova para o ingresso no curso técnico em comércio. As inscrições, assim como os cursos, são 100% gratuitas.

A inscrição consiste unicamente no preenchimento do formulário de inscrição, disponível no Anexo IV do  Edital nº 260/2023 ou no anexo desta notícia. O formulário poderá ser entregue no campus ou ser encaminhado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Após o período de inscrição, os/as candidatos/as devem realizar a entrega presencial de documentos:

1. Cópia frente e verso da carteira de identidade (RG).
  2. Cópia frente e verso do CPF.
  3. Cópia do comprovante de residência.
  4. Cópia frente e verso do comprovante de conclusão do Ensino Fundamental (histórico de conclusão com certificado de conclusão).
  5. Para candidato/a cotista:

e.1) Caso o/a candidato/a deseje concorrer a uma Cota PcD (Pessoa com Deficiência) deverá apresentar um laudo médico.

e.2) Caso o/a candidato/a deseje concorrer a uma Cota PPI (Preto, Pardo ou Indígena) deverá apresentar:

e.2.1) Candidato/a negro/a (preto/a ou pardo/a) – Autodeclaração Étnico-Racial (formulário a ser preenchido no ato da entrega de documentos);

e.2.2) Candidato/a indígena – Autodeclaração Étnico-Racial (formulário a ser preenchido no ato da entrega de documentos). Além desta autodeclaração, deverá também entregar o Registro Administrativo de Nascimento e Óbito de Indígenas (RANI); ou uma Declaração de pertença a grupo étnico indígena emitida por liderança indígena de sua comunidade, reconhecida pela FUNAI.

e.3) Caso o/a candidato/a deseje concorrer a uma Cota de Renda Familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salários mínimos per capita, deverá apresentar o comprovante de renda de TODOS os integrantes do grupo familiar. O campus poderá solicitar documentação complementar no momento posterior à etapa de entrega de documentos.

Mais vagas

No IFFar são oferecidas 200 vagas em cursos técnicos presenciais nas cidades de Alegrete, Jaguari, Júlio de Castilhos, Santa Rosa, Santo Ângelo e São Borja. Todos os cursos são oferecidos no turno da noite.

Confira a lista de cursos oferecidos (campus/curso/vagas):

• CampusAlegrete – Técnico em Agrodindústria (30 vagas);
  • CampusJaguari – Técnico em Comércio (35 vagas);
  • CampusJúlio de Castilhos – Técnico em Comércio (35 vagas);
  • CampusSanta Rosa – Técnico em Alimentos (35 vagas);
  • CampusSanto Ângelo – Técnico em Estética (35 vagas);
  • CampusSão Borja – Técnico em Gastronomia (30 vagas).

Texto: Cadiani Lanes Garcez
Arte: Secom