Página inicial > Júlio de Castilhos > XI Semana Acadêmica da Administração teve início com aula inaugural sobre sustentabilidade
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Terça, 05 de Setembro de 2023, 17h20 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Lucas Ávila e Elda Steinhorst foram os palestrantes

1 - CAPA - SAA - IMG_8756.JPEG

A abertura da XI Semana Acadêmica da Administração que teve início na noite de ontem (04/09) com a presença do diretor geral do Campus Júlio de Castilhos do IFFar - Rodrigo Carlotto, do prefeito de Júlio de Castilhos – Bernardo Quatrin Dallacorte, da Diretora de Ensino Substituta do IFFar – Campus Júlio de Castilhos - Carla Fonseca Barbosa, da Coordenadora do curso de bacharelado em Administração do IFFar - campus Júlio de Castilhos, Rosângela Soares, do Coordenador do Curso Técnico em Comércio - EJA EPT do IFFar - campus Júlio de Castilhos - Roberto Oliveira Weber e do presidente do Diretório Acadêmico da Administração,  Otavio Pereira de Oliveira de Aquino. O momento contou com uma apresentação da banda musical do Núcleo de Arte e Cultura (Nac) composta pelos/as estudantes: Caroline Pedroso da Silva, João Vithor da Silva e pelos/as servidores/as:  Ciro Atzler, Felipe Brum, Felippe Flain, Landara Simon, Pedro Hartmann e Raquel Audrei.

O presidente do D.A. agradeceu a presença de todos/as, especialmente dos/as colegas do diretório Conexões, que prepararam o evento e das empresas apoiadoras. Na sequência, a professora Rosângela destacou alguns números do curso de Administração: 140 estudantes ativos/as e destes 35 estão fazendo o trabalho de conclusão de curso. Ela destacou que a palavra-chave dessa semana é aprendizado e que mais de 30 pessoas colaboraram na organização.

O prefeito destacou o orgulho dos castilhenses presentes e citou o presidente do D.A. e o diretor geral, como exemplos. Bernardo falou que não teve o privilégio de concluir um curso superior, que o que sabe foi a vida que o ensinou, assim aproveitem essa oportunidade, Administração é um curso que abre muitas portas. Ele ainda enfatizou que essa semana irá a Porto Alegre para buscar uma LI (licença de implantação) para implantação de uma usina de etanol no município.

Rodrigo relembrou o início do curso de Administração, seu processo de reconhecimento com nota 5 em 2016. O diretor falou também da EJA na instituição, que está transcendendo os limites do município (o campus Júlio de Castilhos tem turmas de EJA também em Tupanciretã e Santa Maria). Ao final estimulou os/as estudantes que agarrem a oportunidade e façam a diferença. Environmental social and Governance (ESG) foi o tema da aula inaugural do evento. Elda e Lucas fizeram um histórico das ações das empresas e indústrias. De início foi lembrada a primeira revolução industrial, após destacou-se a principal diferença da primeira para a segunda – do ferro para o aço. Atualmente vivemos a revolução da inteligência artificial. Lucas destacou que vivemos de crises, sejam elas climáticas, financeiras ou de saúde e o papel da administração é mitigar os impactos delas.

Sobre a sustentabilidade, o professor enfatizou que existem diversas visões e que é necessário fazer o diagnóstico da empresa para entender em qual frente que atacar primeiro. A definição de metas e o conhecimento da sua realidade são de extrema importância, pois a sustentabilidade parte dos recursos que nós temos e cabe a nós transformar em oportunidade.

Após, os/as palestrantes mostraram um histórico da evolução da sustentabilidade no Brasil, começando com a Rio 92, passando pela Rio +30, quando “nasceram” os ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) e chegando a COP 30, que acontecerá em 2025 no Pará e vai separar quem cumpriu as metas de quem não cumpriu.

Lucas falou sobre a Agenda 2030, na qual os ODM (objetivos de desenvolvimento do milênio) que eram oito (8) foram desdobrados em ODS, que são 17.  Nesse sentido, apresentou uma metodologia para integrar os ODS:

• a empresa deve entender os ODS;
  • definir suas prioridades;
  • estabelecer metas;
  • integrar;
  • relatar e comunicar.

Elda traçou um panorama das relações das mudanças climáticas com a ESG. A administradora falou sobre os principais poluidores são os combustíveis fósseis seguido pelo gado. Ela ressaltou que as mudanças climáticas são como um crediário que os antepassados deixaram para os descendentes pagarem, um exemplo disso foi que julho de 2023 foi o mês mais quente da história, desde que temos registros.

A XI Semana Acadêmica continua hoje à tarde com uma visita técnica a Super Tratores e à noite com a palestra: Gestão da qualidade, sustentabilidade e segurança dos alimentos - C.Vale Cooperativa Agroindustrial seguida de uma Degustação de linguiças Muller e a Exposição Reciclean.

Na quarta-feira, a programação segue como descrito abaixo:

06 de setembro

14h - Visita técnica na Agroindústria Muller

19h - Churrascaria Pôr do Sol acontece Apresentação artística

19h40min - Roda de Conversa com Cristiano Sauzen (Contador, Professor da UFSM e Coordenador do Projeto Caduceu Jr), Marilia Rigão (Acadêmica do curso de Ciência Contábeis da UFSM e Presidente da Caduceu Jr), Cristiane Weiss (Acadêmica do curso de Ciência Contábeis da UFSM e Diretora de Projetos da Caduceu Jr), Ananda Faccin (Analista de Relacionamento com o Cliente SEBRAE RS),  Maria Clara Pereira Dal Castel (Acadêmica do curso de Administração do IFFAR JC), Thales Henrique da Rosa (Advogado) como mediação da professora Talita Gonçalves Posser (IFFAR JC).

21h30min - Jantar de integração na Churrascaria Pôr do Sol