Página inicial > Júlio de Castilhos > Apostila sobre redação é disponibilizada no repositório do IFFar
Notícias Júlio de Castilhos

Apostila sobre redação é disponibilizada no repositório do IFFar

Publicado em Terça, 06 de Junho de 2023, 16h43 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O projeto começou em 2021 no formato remoto

1 CAPA - proejto redação - IMG-20221110-WA0042.jpg

O projeto de ensino Redação Enem teve início em 2021 com uma ideia do aluno Pablo Machado, que sempre gostou muito de ler e escrever e naquele momento procurou as professoras Janaína Sá e Carla Barbosa com um esboço de projeto para ajudar os/as colegas com aulas sobre redação no estilo dissertativo-argumentativo. A ideia foi bem recebida pelas docentes e ainda em 2021, quando estava no 2º ano, Pablo deu aula de redação de forma remota, por um mês para 50 participantes – estudantes dos 2º e 3º anos dos cursos de Agropecuária e Informática. Após as aulas, os/as participantes produziam redações, que eram corrigidas pelas professoras Sandra Oliveira, Sandra Prosche, Janaína Sá, Carla Barbosa e Mariane Denardin com base nas competências avaliadas no Enem.
Em 2022, o projeto foi retomado presencialmente com a ajuda da professora Sandra Oliveira, que ganhou o apoio de outras duas docentes, Ariane Fortes e Carolina Piovesan. Nesse ano foram 70 participantes dos 2º e 3º anos da Agropecuária e Informática que tiveram aulas semanalmente, por dois meses.
Foi durante esse período que Pablo criou duas apostilas sobre redação dissertativo-argumentativo e um guia com mais de 100 repertórios para usar na mesma. A apostila conta ainda com exercícios sobre redação e assuntos conteudistas. Os/as participantes desenvolviam suas produções textuais que eram entregues para avaliação das professoras, que devolviam com uma correção detalhada para que pudessem corrigir seus erros.
A apostila está disponível no repositório do IFFar para que outros/as estudantes também possam usufruir desse material.

O projeto retorna no segundo semestre de 2023, sob a coordenação da professora Sandra e colaboração de estudantes de Informática e dos/as outros/as docentes da Área de Linguagens.

Sobre o idealizador:
• Se chama Ruan Pablo Soares Machado, mas todo mundo no Campus conhece por Pablo Machado;
• É egresso do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFFar - Campus Júlio de Castilhos;
• Conclui o curso no final de 2022;
• Atualmente cursa Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
• No ENEM21 (primeiro ano do projeto) obteve 880 na redação do ENEM. No ENEM22 (segundo ano do projeto) obtive 960 na redação do ENEM.