Página inicial > Júlio de Castilhos > Lançamento do Projeto Literatura no Ar aconteceu na última segunda-feira
Notícias Júlio de Castilhos

Lançamento do Projeto Literatura no Ar aconteceu na última segunda-feira

Publicado em Terça, 06 de Junho de 2023, 11h17 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior
O projeto é um podcast que compartilha os livros que os/as estudantes estão lendo

Imagem do WhatsApp de 2023-06-05 à(s) 13.46.31.jpg

Foi lançado ontem (05/06), no Youtube e no Spotify, o primeiro episódio do podcast Literatura no ar, que objetiva compartilhar “as leituras” dos/as estudantes.  Esse episódio fala do livro É assim que acaba, um dos best sellers da autora Coleen Hoover. No podcast, eles/as contam um pouco da história do livro (sem spoilers), da história da autora e de como chegaram a alguns livros dela pelo booktok, do Tiktok. São citados os livros É assim que começa (continuação de É assim que acaba), Verity e Métrica, primeiro livro da autora que faz parte da trilogia Slam. A periodicidade é quinzenal e o segundo episódio deve ser lançado no dia 19/06.
A professora Ariane Forte conta que a ideia do projeto partiu de uma atividade que já era realizada no campus, iniciada pela professora Sandra Oliveira, em sala de aula, e replicada pelas professoras de língua portuguesa: o Café Literário. Nele, os/as alunos/as escolhem um livro de seu interesse, organizam um café e compartilham suas leituras. Um dos intuitos, além de desenvolver as diversas habilidades proporcionadas pela leitura e também da oralidade (ao falar dos livros) é incentivar os/as colegas de turma a lerem os livros que são apresentados.
“Com a atividade do café literário, percebemos resultados muito positivos e então veio a ideia de expandir e atingir mais jovens, não só do campus, mas da comunidade externa, por meio de podcasts”, destaca a docente. Ariane ainda salienta o caráter interdisciplinar do projeto, pois os/as estudantes da Informática mobilizam também seus conhecimentos técnicos, para gerenciar o podcast.
No projeto, os/as estudantes se organizam em pequenas equipes para melhor desenvolver as atividades. São equipes de divulgação, criação, roteiro, entrevistadores/as. Eles/as mesmos/as são os/as entrevistadores/as e entrevistados/as. Qualquer pessoa (estudante, servidor/a, comunidade externa) pode entrar em contato com equipe do projeto e ser um/a entrevistado/ falando do seu livro favorito.

Imagem do WhatsApp de 2023-06-06 à(s) 10.57.28.jpg
Divulgação na Rádio 14 de Julho

O Literatura no Ar é um projeto de Ensino com coordenação da professora Ariane Forte e colaboração das professoras Sandra Oliveira, Carla Barbosa, Daniela Schittler, Maria Angélica Oliveira. Tem um bolsista e 12 voluntários, estudantes do 1º e 2º anos dos Técnicos Integrados da Agropecuária - Manuela da Rosa Sarturi e Matheus da Silva do Amaral e da Informática - Ana Clara Pires Fagundes, Diovany Pinheiro Moraes, João Vítor Antunes De Souza, Julia Rhayane Oliveira Pigatto, Luis Pedro Metzdorf Pereira, Luísa Gorski Pereira Willes, Pedro Emílio Puntel Cassol, Ramon Nascimento Dill, Richard Augusto Freitas Matge, Samuel Roger Pereira da Rosa e Vitória Schaefer Scalfo.