Página inicial > Júlio de Castilhos > Aula Inaugural do curso de Assistente Administrativo na Escola Caic – Luizinho de Grandi
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Quinta, 01 de Junho de 2023, 16h19 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O curso é uma parceria do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos com a Prefeitura Municipal de Santa Maria

1 - capa - IMG_6898.JPEGNa noite de ontem (31/05) aconteceu a Aula Inaugural do curso de Assistente Administrativo na escola Caic Luizinho de Grandi. A diretora, Maria Helena Londero Antonello falou da importância do curso e da educação de jovens (EJA) junto com um curso técnico como uma qualificação para enfrentar o mercado de trabalho e agradeceu pela parceria da prefeitura e do IFFar.

Estiveram presentes representantes do IFFar: o Diretor Geral do Campus Júlio de Castilhos e psicólogo - Rodrigo Carlotto, a Diretora de Ensino do Campus Júlio de Castilhos - Sílvia Montagner, a Diretora de Ensino do IFFar - Andriéli Hedlund Bandeira, a Coordenadora de Assessoria Pedagógica  – Cléia Tonin, a pedagoga - Nádia Belinazzo, as professoras - Michele Lopes e Rosângela Soares e o bolsista - Joel Jaques e da Secretaria Municipal de Educação (Smed): a Coordenadora Pedagógica EJA da Secretária Municipal de Educação (Smed) - Maria Cristina Rigão Iop, a Coordenadora Pedagógica da Smed - Denise Ritter.

A professora Cléia destacou que é uma qualificação para a vida e conseguir uma melhor colocação no mundo do trabalho é uma consequência. “Vocês são alunos/as de duas grandes instituições, Caic e IFFar, aproveitem essa oportunidade. O Caic abriu as portas para vocês estarem aqui e concluírem o ensino fundamental junto com uma formação profissional.” A professora ressaltou que o tempo vai passar igual e dois anos passam rápido e que os/as estudantes devem buscar concluir mesmo com as adversidades do caminho.

Silvia salientou o cuidado especial com os/as estudantes da EJA: motivar, estar atento às necessidades da vida de cada um, ir atrás e acompanhar até que terminem o curso. Já a professora Andriéli disse que gostaria que os/as alunos/as aproveitassem o espaço formativo e “quem sabe não se interessem em continuar os estudos no campus”.

A professora Maria Cristina falou da importância do Caic para a região sul do município de Santa Maria, de como conhecem todos/as os/as alunos/as e sabem de suas histórias. A coordenadora pedagógica reforçou para que continuem estudando e aproveitem a oportunidade, pois pelo menos quatro escolas ficaram na fila para ter esse curso e não conseguiram.

O psicólogo Rodrigo começou sua fala tentando tirar o peso do termo aula inaugural, vamos ter uma conversa. Ele contou que usaria música para promover uma reflexão. Rodrigo destacou que no Campus tem estudantes que começaram no Fic como eles estão agora e depois fizeram ensino médio, graduação e especialização. As músicas escolhidas foram Paciência de Lenine, Lugar ao Sol de Charlie Brown Júnior, Dias Melhores do Jota Quest, Dia Especial de Cidadão Quem e Tempos Modernos de Lulu Santos. A temática foi da pressão sofrida no dia a dia e das “fugas” utilizadas para conseguir lidar com ela, dos sonhos que cada um tem, sobre a importância dos momentos de dor e tristeza e da importância de vivenciá-los. O psicólogo discorreu ainda sobre as crenças limitantes e de como as pessoas que convivemos podem influenciar na nossa vida.