Página inicial > Júlio de Castilhos > Entrega de certificados do projeto Aprendizagem Criativa por meio da Programação de Computadores
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 09h00 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

O projeto Aprendizagem Criativa por meio da Programação de Computadores foi aprovado na Chamada Pública IFES nº 01/2021 com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC e teve como objetivo desenvolver  a iniciação tecnológica, por meio de oficinas, através  da programação aplicada para estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental.

As atividades iniciaram com a capacitação da equipe em dezembro de 2021 e a preparação dos materiais em janeiro e fevereiro de 2022. A partir de março iniciaram a organização dos grupos para as oficinas, que ocorreram ao longo do ano de 2022, finalizando no mês de novembro com a entrega dos certificados.

logo projeto.jpg

Durante as oficinas foram trabalhados conceitos de ambiente virtual, pensamento computacional, programação em Scratch e Arduino, sendo possível o desenvolvimento da aprendizagem maker, a partir da construção de projetos interativos, trabalhando com a simulação e a montagem física de protótipos. Todos os estudantes ganharam kits com pastas e canetas e instruções de acesso ao Ambiente Virtual às oficinas. As oficinas tiveram uma abordagem híbrida e gamificada, com estações de simulação e mão na massa, realizados de forma alternada nas escolas e no IFFar. Ao final das atividades, um quiz sobre os conceitos abordados nas oficinas era realizado, premiando com brindes os estudantes mais bem pontuados.

O projeto contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Júlio de Castilhos, tendo como colaboradora a professora Naiana Bolzan, possibilitando o atendimento de todas as escolas municipais com turmas de 8º e 9º ano, com participação das escolas Élio Salles, Casemiro de Abreu, Miguel Waihrich e Visconde de Mauá. O projeto também contou com a parceria de quatro escolas estaduais do município, sendo as escolas Júlio Prates, Pasqualini, Theodoro Ribas Salles e Dolores Paulino. A equipe responsável pela execução do projeto teve a coordenação da professora Maria Angélica F. Oliveira; dos extensionistas prof. Edson Fumagalli e Cristiano Sasse dos Santos e dos monitores técnicos Augusto Müller, Analice Trentin, Ana Gabriela Dias e Édina Dalla Lana, todos estudantes do curso Técnico integrado em Informática do IFFar
Júlio de Castilhos.

O projeto também teve a colaboração dos professores Thais Baldissera e Everton Horst e Assessoria pedagógica de Adriane Peripolli, além dos monitores voluntários Renan Selli, Tainara Facco, Maria Eduarda Córdova, Mirella Peixoto e demais estudantes que auxiliaram e aprenderam junto com o projeto. A projeto Aprendizagem Criativa oportunizou oficinas para mais de 400 estudantes da rede pública de ensino da cidade de Júlio de Castilhos, proporcionando a inicialização  tecnológica de forma criativa e colaborativa.

Texto/imagens: Coordenação do projeto.