Página inicial > Júlio de Castilhos > Docente do Campus Júlio de Castilhos é homenageada
Notícias Júlio de Castilhos

Docente do Campus Júlio de Castilhos é homenageada

Publicado em Quarta, 19 de Outubro de 2022, 17h13 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior
No último sábado (15) foi celebrado o Dia do Professor em um Jantar Baile na APUSM. No evento, três professores foram homenageados pelo seus projetos que fizeram a diferença durante a pandemia. Conheça um pouco mais desses professores:

Thais Andrea Baldissera, PhD em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade Nova de Lisboa e professora do Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos, criou o projeto "PROID@DE: Ecossistema Colaborativo de Comunicação e Monitoramento para o Envelhecimento Ativo". O projeto tem como objetivo gerenciar casas inteligentes para promover o bem-estar, segurança e a qualidade de vida dos idosos com vida independente. A ideia é que uma plataforma realize a gestão de dispositivos da Internet das Coisas de forma a coletar dados, analisar padrões, alertar situações anormais, e comunicar o estado dessas pessoas e do seu contexto em tempo real.

O médico veterinário e professor da UFSM, Eduardo Furtado Flores, coordena o Laboratório de Virologia e durante a pandemia, fizeram a testagem de cerca de 45 mil amostras de pessoas suspeitas de estarem com Covid-19 na época de pico da doença. O trabalho foi realizado em conjunto com o Laboratório de Análises Clínicas do Husm. Até então, o seu laboratório só fazia testagem em animais, mas por conta da urgência, adaptou-se.

Alexandre Vargas Schwarzbold, médico infectologista e professor adjunto de Medicina no Departamento de Clínica Médica na disciplina de Doenças Infecciosas na UFSM, atuou na linha de frente durante a pandemia de Covid-19. Fez plantões, orientou médicos e gestores, participou de comissões de emergência, elaborou o primeiro vídeo orientando os profissionais a se paramentar e desparamentar e o correto uso de EPIs, material que depois foi adotado pelo Ministério da Educação.
E, além disso tudo, foi responsável pela UFSM se tornar um dos centros de testagem de vacinas de ampla escala.

Capturar.JPG

Texto/imagens: APUSM