Página inicial > Júlio de Castilhos > IFFar seleciona ações de extensão para compor e-book
Notícias Júlio de Castilhos

IFFar seleciona ações de extensão para compor e-book

Publicado em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 14h16 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

O IFFar está selecionando ações de extensão relacionadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Agenda 2030 para divulgação através de um ebook. Os resumos das ações devem ser submetidos através do preenchimento de um formulário eletrônico até o dia 6 de novembro.

notíciaebookextensão 04102022

De acordo com o Edital nº 333/2022, que rege a seleção, o ebook tem como objetivo “socializar e dar visibilidade às ações que estimulem o envolvimento da comunidade acadêmica no fomento de atividades que contribuam para as dimensões da Agenda 2030 nas áreas sociais, ambientais, econômicas e institucionais”.

A publicação do livro também vai possibilitar o compartilhamento de experiências entre as equipes envolvidas com projetos de extensão no IFFar e o reconhecimento dessas ações entre a comunidade acadêmica. A obra terá como título “Agenda 2030: Experiências extensionistas no IFFar”.

Serão selecionadas ações de extensão desenvolvidas nos últimos dois anos (2021 e 2022). Além disso, para poderem compor o ebook, essas atividades devem estar cadastradas no Sistema Integrado de Gestão do IFFar e estar em consonância com pelo menos um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

A inscrição deve ser realizada através do preenchimento de um formulário eletrônico, disponível neste link. A inscrição deve ser realizada pelo coordenador da ação de extensão, que também deverá submeter um resumo da ação e até cinco imagens. As informações completas estão disponíveis no Edital nº 333/2022, que rege a seleção.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano de ação estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que estimula a adoção de medidas que promovam o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, foram estipulados 17 objetivos (ODSs) que abordam os principais desafios enfrentados pelo Brasil e pelo mundo.

No Instituto Federal Farroupilha, a Agenda 2030 vem sendo trabalhada e divulgada pela Pró-reitoria de Extensão através de eventos e estimulando a inclusão dos ODSs nos projetos de extensão desenvolvidos pela instituição.

No final de 2021, o IFFar promoveu o Seminário de Educação, Sustentabilidade e Desenvolvimento, em parceria com a UFSM e a Prefeitura de Santa Maria. Naquela ocasião, a pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Ângela Marinho, destacou a importância da Agenda 2030, afirmando que sua aplicação “requer trabalho coletivo, feito pelas pessoas, a partir de parcerias, a fim de melhorar o planeta”.

Em março deste ano, o Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade do IFFar (Siepes) teve como um dos temas centras a Agenda 2030. Ao abordar os ODSs, o professor da UFRGS, Sergio Schneider, disse que o papel das instituições de ensino é fundamental para o cumprimento da Agenda 2030. Ao final daquele evento, foi assinada uma carta de compromisso entre instituições que se comprometeram com ações envolvendo o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.

Entre os ODSs estipulados pela Agenda, estão a erradicação da pobreza, a agricultura sustentável, a educação de qualidade, a igualdade de gênero e o consumo sustentável. A lista completa dos Objetivos pode ser acessada no site da ONU.

Divulgação de ações de extensão do IFFar - além da publicação do ebook, o IFFar também vai promover a divulgação de ações de extensão através das redes sociais. Nos próximos dias, serão divulgadas ações de extensão através de cards, destacando as atividades desenvolvidas na instituição. A ideia é dar visibilidade às ações e estimular que mais projetos sejam propostos pela comunidade acadêmica.