Notícias Júlio de Castilhos

Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica do IFFarroupilha campus Júlio de Castilhos (NEA JC) promove atividade formativa de bovinocultura e leite de base ecológica

Publicado em Terça, 01 de Novembro de 2016, 08h46 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

No dia 21 de outubro de 2016, o NEA JC, promoveu mais uma ação de extensão, uma atividade formativa de bovinocultura de leite de base ecológica no Assentamento Santa Júlia de Júlio de Castilhos. Participaram da atividade agricultores produtores de leite, extensionistas da Emater-RS, alunos e professores do IFFar campus Júlio de Castilhos. O objetivo desta ação foi: apresentar a proposta de trabalho de extensão em bovinocultura de leite de base ecológica e discutir os fundamentos teóricos da atividade, assim como sensibilizar os agricultores assentados para a implantação de unidades de referência no assentamento.

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica – NEA JC- tem com uma das linhas de atuação o fortalecimento da cadeia produtiva do leite no município de Júlio de Castilhos. A Atividade leiteira é uma das principais atividades econômicas nos assentamentos de reforma agrária e nos demais agricultores familiares no município. O escritório municipal de Emater-RS de Santa Maria desenvolve, desse 2011, um trabalho referência na promoção de sistemas de produção de leite mais sustentáveis. Para Machado e Balem (2014), para o desenvolvimento de sistemas ecológicos de produção de leite é necessário trabalhar, de modo conjunto, as variáveis: Pastoreio Racional Voisin (PRV); manejo de agroecossistemas; manejo ecológico dos solos; bem estar animal, sendo que dentro deste encontram-se as ferramentas de homeopatia e fitoterapia; relação homem-natureza; e reprodução social. Estas serão as bases do trabalho de formação e extensão a ser desenvolvido, pelo IFFar e Emater-RS, junto aos agricultores assentados de Júlio de Castilhos que participarão do projeto.

Na reunião foi apresentada a proposta de atuação na área de Bovinocultura de Leite de Base Ecológica pela coordenadora do NEA professora Tatiana Balem e pelo chefe do Escritório Municipal (EM) da Emater-RS de Júlio de Castilhos, Cláudio Cunha. Em seguida o Médico Veterinário do EM da Emater-RS de Santa Maria, Ricardo Lopes Machado, proferiu uma palestra buscando esclarecer aos agricultores, estudantes, professores e extensionistas presentes  as ideias balizadoras do processo de transição agroecológica na atividade leiteira. Os agricultores presentes participaram ativamente da atividade realizando questionamentos e observações. Ao final da atividade vários agricultores manifestaram interesse em implantar as unidades de referência de produção de leite de base ecológica, umas das principais metas do projeto. Além da implantação das unidades de referência, o projeto visa um processo formativo envolvendo agricultores, extensionistas, professores e estudantes do IFFar, num primeiro momento, para que num segundo momento a proposta possa ser ampliada para outros agricultores. A atividade de formação também contou com o apoio do Assistente Técnico Regional da Emater-RS, Pedro Urubatan, responsável pelo suporte técnico e metodológico na área de bovinocultura de leite.

Como encaminhamentos desta primeira atividade ficou definida uma viagem de troca de experiência entre os agricultores do assentamento Santa Júlia envolvidos com o projeto e dois agricultores com o sistema de transição agroecológico já implantado em Santa Maria. A viagem acontecerá no dia 22 de novembro de 2016. Além disso, os extensionistas do EM da Emater-RS de Júlio de Castilhos, em diálogo com os agricultores, definirão as propriedades onde serão desenvolvidas as Unidades de Referência.

Outro encaminhamento da atividade foi, em atendimento de uma demanda do Assentamento Santa Júlia, a apresentação da proposta do NEA realizar em conjunto com a comunidade, o projeto paisagístico e a implantação do mesmo no centro comunitário. Para isso, o NEA destinará uma bolsista e as mudas de arbóreas utilizadas no projeto. Como todas as atividades do NEA, a ação será desenvolvida juntamente com o EM da Emater-RS de JC. Ainda, se for interesse da comunidade, a ação poderá ser estendida a algumas famílias do assentamento. Como essa atividade envolve outro grupo de agricultores, uma data futura para a realização da mesma será agenda.