Página inicial > Júlio de Castilhos > Estudante do Campus JC tem trabalho premiado na XI MEPT
Notícias Júlio de Castilhos

Estudante do Campus JC tem trabalho premiado na XI MEPT

Publicado em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 21h07 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Hoje, (9) aconteceu pela WebTV do IFFar a premição da XI edição da  Mostra de Educação Profissional e Tecnológica do IFFar. O evento reúne trabalhos de estudantes e servidores da Instituição.

Cristian Martins da Silva, estudante do Campus Júlio de Castilhos, teve seu trabalho “Análise in silico das propriedades físico-químicas, toxicológicas e parâmetros ADMET de oito candidatos a fármacos para o tratamento da toxoplasmose” premiado em segundo lugar na 11° edição da Mostra de Educação Profissional e Tecnológica do IFFarroupilha, na categoria Pesquisa. O trabalho premiado faz parte das atividades de um projeto de pesquisa coordenado pelo servidor Dr. Kelvis Longhi e desenvolvido durante os anos 2019-2020, período em que o aluno foi bolsista PROBITI/FAPERGS no NIQuiSA (Núcleo Interdisciplinar de Química Supramolecular e Ambiental).

O trabalho teve como tema de estudo a Toxoplasmose, uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, amplamente prevalente em humanos e animais no Brasil, e que leva a sérios problemas de saúde pública em países em desenvolvimento. Os atuais medicamentos para o tratamento da toxoplasmose apresentam eficácia limitada e efeitos colaterais graves. Neste contexto, o trabalho abordou uma previsão in silico de propriedades farmacocinéticas e avaliou a potencialidade de uso como fármacos de oito compostos químicos. Para isso, o emprego de ferramentas computacionais da Química Medicinal aliada a análise de dados científicos foram cruciais para o desenvolvimento da pesquisa.

Sobre sua participação na XI MEPT 2020, Cristian relata: “Acredito que estudos computacionais como estes são uma ferramenta muito importante para pesquisas científicas e tecnológicas que visam a prospecção de princípios ativos para outros tipos de doenças, pois as análises in silico permitem investigar a viabilidade de potenciais estruturas. Além do mais, a participação em eventos de divulgação, como a MEPT, são excelentes oportunidades para mostrar a pesquisa que realizamos dentro do Câmpus, tanto para a sociedade quanto para a comunidade acadêmica."

A apresentação oral e o resumo do trabalho publicado na forma de Anais podem ser encontrados nos links: