Página inicial > Júlio de Castilhos > IFFAR Campus Júlio de Castilhos aprova projeto de Incubação Social para a comunidade de São João do Barro Preto
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Domingo, 09 de Agosto de 2020, 16h41 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

O campus Júlio de Castilhos elaborou o seu primeiro projeto de Incubação Social e o mesmo foi contemplado com recursos do EDITAL Nº 173/2020. O projeto foi construído em uma ampla parceria entre servidores docentes e técnicos administrativos com profissionais da prefeitura municipal de Júlio de Castilhos e do escritório municipal da Emater-RS.

O Instituto Federal Farroupilha em 2020 instituiu a Incubadora Social do Instituto Federal Farroupilha (ISIFFar) através da RESOLUÇÃO Ad Referendum N° 014/2020. A ISIFAR visa desenvolver ações de incubação de grupos formais ou informais a partir de demandas sociais, visando à geração de trabalho e renda, com base na valorização do saber local e da economia solidária.

Na primeira reunião realizada com objetivo de constituir as ações da ISIFAR no campus, o grupo interinstitucional optou por incubar a comunidade de São João do Barro Preto, em virtude de uma série de ações isoladas que já vem sendo realizadas através de projetos de extensão e de assistência social na comunidade pelas três instituições envolvidas.

A comunidade de São João do Barro Preto é vizinha do campus Campus Júlio de Castilhos e está localizada a aproximadamente a 6,5 quilômetros, junto à linha férrea que liga os municípios de Júlio de Castilhos e Tupanciretã e no mesmo logradouro do campus. Trata-se de uma área não urbana e nos registros municipais não consta como bairro nem como distrito. As casas da comunidade ficam em local denominado de domínio público nas faixas de domínio da ferrovia, em sua margem esquerda no sentido Sul-Norte, e na faixa de domínio da rodovia RS 527.

O processo de incubação social da comunidade de São João do Barro Preto será desenvolvido com a agregação de ações já existentes na comunidade, na forma de projetos de extensão já cadastrados nos editais internos do IFFAR e com projetos novos. Dentre os projetos já cadastrados e vinculados a outros editais, que farão parte dessa proposta estão dois projetos que envolvem ações com as crianças da comunidade, são esses: "Kombi Teca: leitura e Diversão"; e "Tênis de Mesa na Escola: a iniciação no esporte sob a perspectiva de uma formação cidadã".

Para a coordenadora de Extensão do Campus Júlio de Castilhos, Tatiana Balem, “esses projetos são fundamentais, pois as suas ações acontecerão paralelamente às ações com os adultos. Outro projeto que também terá ações com a comunidade é "Cães comunitários do campus Júlio de Castilhos e entorno: sensibilização da comunidade de São João do Barro Preto – Júlio de Castilhos RS”. Dentre os projetos novos vinculados ao programa estão: 1- Produção de alimentos para subsistência na comunidade de São João do Barro Preto (projeto), 2- Processamento de vegetais (curso); 3- Diagnóstico Participativo e empoderamento Feminino (projeto).  As ações foram pensadas após contato com a comunidade e levantamento das principais demandas. No entanto, como a Incubação Social será construída em um desenvolvimento emancipatório da comunidade, respeitando sua caminhada, suas particularidades, suas potencialidades, suas fissuras e confluências sociais, é possível que outras ações se somem, ou as ações já pensadas se modifiquem, para atender as particularidades do grupo social. “