Página inicial > Júlio de Castilhos > Cinemação promove cinedebate "Narrativas de aldeia: diálogo com os protagonistas"
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Quinta, 09 de Julho de 2020, 08h58 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Hoje (09), a partir das 17 horas o projeto de Extensão Cinemação promove mais um cinedebate. O tema é “Narrativas de Aldeia: diálogo com os protagonistas.”

O curta escolhido é o  documentário "Mensagens da Terra" que é  fruto de um projeto proposto por Maria Pankararu, primeira indígena brasileira a finalizar um doutorado.

Maria é linguista, formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pesquisadora em educação intercultural, nos últimos anos tem atuado como colaboradora da ONG Thydêwá e participado de uma pesquisa internacional sobre o "Bem Viver" - as formas de vida propostas pelos povos indígenas sobre a coordenação da Dra. Thea Pitman da Universidade de Leeds (Reino Unido).

O documentário, que tem quase 15 minutos, foi produzido em janeiro de 2020 na "Aldeia do Cachimbo", aldeia que abriga indígenas majoritariamente da etnia Imboré, aldeia localizada no município de Ribeirão do Largo, e próxima a cidade de Itambé - BA. O território da aldeia esteve, por aproximadamente um século, nas mãos de posseiros que invisibilizaram os indígenas que só vieram retomar suas terras em janeiro de 2017; o documentário explica, entre muitas coisas, essa história.

Para realizá-lo, a equipe foi composta por quase 20 indígenas, alguns deles Imboré, outros Tupinambá, outros Pataxó e três artistas convidados não indígenas: Sebastian Gerlic (Direção e Câmera); Ângelo Rosário (Fotografia e Câmera) e Gabriel Moreira (Som Direto e Edição); a direção geral do projeto que promoveu a filmagem e suas ações de divulgação está encabeçada pela artista realizadora indígena Îã Gwarini Tupinambá e seu produtor Luis Gonzaga dos Santos.

Îã Gwarini é indígena e militante do movimento indígena e do movimento feminista. Desde jovem vem se destacando por ter-se apropriado bem de expressão oral, escrita, fotográfica, audiovisual e digital.

A mediação do debate tem como convidados Sebastian Gerlic  e o professor Enio Grigio do Campus Júlio de Castilhos.