Página inicial > Júlio de Castilhos > Parceria entre IFFar e Fapergs vai financiar projetos de pesquisa aplicada para a solução de problemas locais
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Terça, 17 de Março de 2020, 15h00 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior
Uma parceria entre os três Institutos Federais gaúchos (IFFar, IFSul e IFRS) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) vai financiar projetos de pesquisa aplicada e de desenvolvimento tecnológico e inovação desenvolvidos por servidores e estudantes que visem à solução de problemas dos arranjos produtivos e sociais. Os projetos devem ser executados junto de Instituições Parceiras Demandantes (empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais, associações sem fins lucrativos, cooperativas e escolas de ensino fundamental ou médio, com sede no Rio Grande do Sul) que demandem por soluções de problemas reais através de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação. O investimento global será de R$ 1,8 milhão proveniente do orçamento da Fapergs e dos Institutos Federais, sendo destinados R$ 600 mil para cada um dos IFs que poderá financiar até 30 projetos do Instituto Federal Farroupilha.
As iniciativas aprovadas terão o prazo máximo de 24 meses para execução e poderão receber até R$ 20 mil, sendo até R$ 9.600,00 para o pagamento de bolsas de iniciação tecnológica e inovação para estudantes, e até R$ 10.400,00 para despesas de custeio e capital para o desenvolvimento de projetos.
Os servidores interessados em submeter projetos podem buscar as informações complementares no Edital Fapergs 04/2020.

O prazo para submissão de propostas vai até  07 de maio de 2020 e será realizada via sistema SigFapergs (http://sig.fapergs.rs.gov.br).