Página inicial > Júlio de Castilhos > Aula prática realizada em propriedade rural em JC com a turma de Produção Grãos T05
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Segunda, 04 de Julho de 2016, 13h54 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Milhões de toneladas solo ano -1 são perdidos na agricultura. Muitos rios e nascentes acabam prejudicados pelo excesso de solo recebido através da erosão provocada pela água das chuvas. O combate e prevenção à perda de solo e nutrientes é uma preocupação mundial, pois a agricultura a cada dia precisa tornar-se mais produtiva e sustentável. No dia 25 de Junho de 2016 os professores Leandro Costa e Juliano Perlin de Ramos, juntamente com alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção de Grãos, Turma T05 da disciplina Manejo e Conservação do Solo e da Água, realizaram aula prática na propriedade Fazenda das Árvores, na localidade Portão, Júlio de Castilhos-RS. Nessa oportunidade, o empresário agropecuário Ricardo Mouro Romagna, explicou e mostrou todos os processos de manejo e gerenciamento da propriedade em visita itinerária nas dependências da área que abrange 1000 ha. Na propriedade é produzido basicamente soja no verão sob plantio direto e cobertura de aveia consorciada com azevém no período de inverno. Parte da área, no período de inverno, é utilizada para engorda de gado, diversificando a renda. Os principais assuntos abordados foram manejo do sistema integração Lavoura x Pecuária, cobertura e proteção do solo, combate e prevenção á erosão do solo através de terraços. Para os alunos foi importante devido ao contato direto com a prática, fazendo com que o conteúdo ministrado em sala de aula tenha sido discutido diretamente com o produtor. Houve muitas trocas de ideias dos alunos, professor e produtor.