Página inicial > Júlio de Castilhos > Campus Júlio de Castilhos participa da 42ª Expointer
Notícias Júlio de Castilhos

Campus Júlio de Castilhos participa da 42ª Expointer

Publicado em Terça, 17 de Setembro de 2019, 10h27 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos participou da 42ª EXPOINTER no período de 21 de agosto a 01 de setembro de 2019. O Campus Júlio de Castilhos participou com duas borregas com 14 de idade, exemplares PO da Raça Hampshire Down.

Este ano o Campus conquistou, na Raça Hampshire Down, a Grande Campeã e Reservada de Grande Campeã na EXPOTUPÃ com duas borregas de 10 meses de idade, Grande Campeão na FENATRIGO com o Borrego de 10 meses de idade com 98 kg de peso vivo e na EXPOINTER, dentre 16 Cabanhas e 34 fêmeas participantes, uma das duas borregas de 14 meses de idade com 89 kg de peso vivo conquistou o prêmio de melhor Área de Olho de Lombo em espessura de gordura subcutânea adequada (Medidas que indicam o potencial genético da carcaça e rendimento dos cartes cárneos de maior valor comercial e o potencial genético para precocidade de acabamento de carcaça).Também recebeu a  homenagem pela participação consecutiva em 5 edições da Expointer ( desde 2012)

Estas conquistas são frutos do trabalho realizado por um grupo de alunos, do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que participam assiduamente no Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção em Ovinocultura. Na terça feira dia 20/08 os alunos monitores João Pedro Rubin Rosback (3º ano/ turma A) e Gabriel Robouste Silveira (3º ano/ B) deram os toques finais na preparação dos animais. Durante o evento, com a orientação dos Professores Rui Pilar e Luiz Giovane de Pellegrini, estudantes assumiram a responsabilidade da alimentação adequada dos animais e condução na Pista de Julgamento.

O Laboratório de Ovinocultura do Campus Júlio de Castilhos possui um plantel de elite com 16 matrizes PO da linhagem Neozolandesa e um reprodutor da linhagem Argentina da raça Hampshire Down (raça de corte). Os objetivos do rebanho são para laboratório, onde os alunos fazem as práticas da disciplina de ovinocultura, pesquisas, difusão de tecnologia e melhoramento genético dos rebanhos da região. A opção por animais de elite com valor elevado foi para ser uma criação sustentável, divulgação e marketing da Instituição através da participação em Feiras Agropecuárias como FENOVINOS e EXPOINTER. Desta forma, a participação de eventos, desta natureza contempla uma das dimensões do Programa de Extensão do IFFarroupilha (participação de eventos tecnológicos).

Convém salientar que, de acordo com a ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos), em maio de 2016, o Campus Júlio de Castilhos foi certificado como Centro de Referência em Ovinocultura de Corte da Raça Hampshire Down no Planalto Central do Rio Grande do Sul. “ Desta forma, com a orientação do Professor Rui Pilar, o grupo de alunos monitores da 3ª série voluntários do Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção em Ovinocultura: Pedro Henrique, João Pedro, Gabriel Silveira e o servidor Cezar Telles estão parabenizados pelo excelente trabalho quem vêm realizando.”