Página inicial > Júlio de Castilhos > II Semana Acadêmica das Licenciaturas em Ciências Biológicas
Notícias Júlio de Castilhos

II Semana Acadêmica das Licenciaturas em Ciências Biológicas

Publicado em Quarta, 03 de Julho de 2019, 14h20 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

IFFar Campus Júlio de Castilhos recebe palestra de pesquisador da Inglaterra

A II Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Júlio de Castilhos recebeu, em 25 de junho de 2019, a palestra do professor e pesquisador Carlos Peres da Universidade de East Anglia (Inglaterra).

Na oportunidade, Peres proferiu a palestra “Biodiversidade amazônica: desvelando um tesouro em rápida deterioração” para cerca de 80 alunos e servidores presentes na conferência de abertura do evento.

Em sua palestra, o pesquisador destacou a importância da Amazônia, uma área que representa 52% das florestas tropicais remanescentes do mundo, possuindo aproximadamente 10 mil rios navegáveis e uma área equivalente a 32 países europeus.

O pesquisador alertou que apesar de abrigar a maior biodiversidade do planeta, apenas cerca de 6% da floresta é conhecida pelos pesquisadores. Isso significa que, diante do aumento do desmatamento e da degradação florestal, muitas espécies da flora e da fauna amazônica podem ser extintas antes mesmo de serem catalogadas e estudadas.

Líder Ambientalista do Novo Milênio

Ao longo dos últimos 37 anos, Carlos Peres se dedica à pesquisas na Amazônia com foco em impactos das atividades humanas sobre a biodiversidade, tais como caça, queimadas, fragmentação florestal e extrativismo vegetal. Pela excelência científica de seus trabalhos, foi nominado como “Líder Ambientalista do Novo Milênio” no ano 2000 pela revista norte-americana Time lo.

Líder de diversas pesquisas que se debruçam sobre o uso sustentável de recursos naturais no bioma amazônicos, Peres falou, dentre outros assuntos, sobre a experiência do projeto que participa atualmente para recuperação de populações do pirarucu, o maior peixe de escamas do mundo. Tal projeto visa garantir meios de subsistência e segurança alimentar para comunidades ribeirinhas da região do a Médio Rio Juruá.

De acordo com a coordenadora da II Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Biológicas, a participação de Peres trouxe uma importante contribuição para os alunos e professores dão curso, haja vista que o pesquisador é referência mundial em ecologia e conservação da biodiversidade. Além disso, a palestra proporcionou a todos um melhor entendimento não só sobre a importância da Amazônia como também das pesquisas que ali são desenvolvidas.

Oficinas e diversidade em pauta

Além da palestra do pesquisador Carlos Peres, a programação da II Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Júlio de Castilhos também foi marcada por oficinas que trataram de diversos temas ligados à atividade docente e ao ensino de biologia.

No encerramento das atividades, o professor Jorge Luiz da Cunha da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) proferiu a palestra “A educação, pesquisa e conhecimento: construção da unidade humana no conhecimento da diversidade”. Além dos alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas, também estiveram presentes alunos da Licenciatura em Matemática e da Especialização em Gestão Escolar.